GARRAFAS PET DE CONSISTENTE ALTA QUALIDADE COM A NOVA SOLUÇÃO eHR PARA A LINHA DE SOPRADORAS SIDEL MATRIX

04/11/2015

Com o aquecimento do molde por resistência elétrica (eHR) em vez de óleo quente, a sopradora Sidel Matrix eHR proporciona diversos benefícios em termos de qualidade da garrafa, desempenho, flexibilidade de processo, tempo operacional, economia de energia e segurança do operador.

Melhoria de desempenho consistente, economia de energiaeHr blower mould

O aquecimento elétrico eHR da Sidel substitui o sistema tradicional de aquecimento a óleo para molde de corpo de garrafas PET. Muito eficaz, ele gera um aumento de temperatura três vezes mais rápido que o aquecimento a óleo, fornecendo as temperaturas corretas com precisão desde as primeiras garrafas produzidas. Os sensores estão localizados diretamente em cada metade do molde para controlar a temperatura o mais perto possível da garrafa PET durante o processo. As discrepâncias de temperatura entre as diferentes estações de sopro são reduzidas ao mínimo. Dessa maneira, todas as garrafas são submetidas ao mesmo condicionamento térmico e, assim, apresentam um desempenho inalterado nas prateleiras do supermercado ou entre as mãos do consumidor.

A última geração de válvulas de sopro da sopradora Sidel Matrix associada ao sistema mecânico de bico soprador, estiramento elétrico e automação proporciona controle máximo da curva de sopro. Isso permite aumentar a produção mecânica em até 2.000 garrafas por hora por molde, o que representa um aumento de velocidade de mais de 10% em relação à geração anterior de sopradoras Sidel HR. Ao mesmo tempo, o tempo de ciclo é suficiente para garantir um processo de sopro consistente.

O aquecimento elétrico também proporciona economias de energia de até 45% em comparação com a geração anterior de sopradoras SBO Universal HR. Isso é muito mais eficaz do que o aquecimento do molde a óleo. O desempenho da Sidel Matrix Ecoven com lâmpadas infravermelhas e tecnologia de cerâmica reduz o uso de energia em mais 25%, e com a instalação da opção de reaproveitamento de ar AirEco2, o consumo de ar pode ser reduzido em até 45%.

Higiene e segurançaeHR blower example bottle

Ao eliminar totalmente o óleo, a sopradora Sidel Matrix eHR previne riscos decorrentes de vazamentos, como escorregamento dos operadores e contaminação. Com o estiramento elétrico, não há necessidade de lubrificação acima do gargalo da garrafa, eliminando o risco de contaminação. Alguns componentes são lubrificados para a vida toda com graxa de grau alimentício, e essas peças dispensam a lubrificação. A sopradora Sidel Matrix eHR se beneficia de outros desenvolvimentos, como a ventilação do forno com filtração de ar, para uma produção mais higiênica.

Como os módulos são isolados dos seus suportes, a temperatura alta é concentrada nos moldes, enquanto a temperatura ambiente registrada na sopradora eHR é mais baixa que em uma sopradora HR tradicional. Isso evita restrições térmicas nos componentes de outras máquinas instaladas nas proximidades. As peças com as quais os operadores poderão entrar em contato no interior da máquina permanecem a uma temperatura mais baixa, o que contribui para uma intervenção em condições mais seguras.

Liderando os desenvolvimentos inovadores

Com 35 anos de experiência em PET, a Sidel já forneceu quase 560 sopradoras HR no mundo todo. Esse know-how é complementado por sua experiência em envase a quente de bebidas adquirido ao longo de quase 4 décadas, primeiro em recipientes de vidro, depois em plástico. Damien Fournier, Blowing Product Management Director na Sidel, comenta: "A Sidel é uma das principais empresas no setor de envase a quente de bebidas desde a introdução do processo de sopro de PET HR em 1986, e a Sidel Matrix eHR proporciona benefícios operacionais únicos para os fabricantes de bebidas."

A sopradora Sidel Matrix eHR combina a solução inovadora eHR com as mais avançadas tecnologias comprovadas de sopradoras Sidel Matrix. As configurações mecânicas são as mesmas, e 73% dos componentes da estação de sopro eHR são similares aos usados nas sopradoras Sidel Matrix padrão. Pode ser combinada, por exemplo, com a Sidel Matrix Intelliblower™, que dá controle e autorregulação ao processo de moldagem por sopro, dispensando a intervenção de um operador. Por não ter pontos de contato, o estiramento elétrico é robusto e não está sujeito a desgaste, produzindo permanentemente garrafas de alta qualidade e contribuindo para o aumento da produção.

Benefícios do sistema de sopro eHR com o Sidel Matrix Combi Hot Fill

Esse novo processo de sopro com resistência térmica elétrica é integrado ao Sidel Matrix Combi Hot Fill que, por sua vez, incorpora as funções de sopro, enchimento e fechamento na mesma máquina. Os sistemas Sidel Combi oferecem níveis de eficiência de linha até 4% superiores às máquinas independentes, e diminuindo o número de máquinas envolvidas, pode reduzir os gastos operacionais em até 12%. Compactos e ergonômicos, otimizam a configuração da linha, que ocupa uma menor área, e o ambiente de produção controlado garante que a higiene e segurança alimentar sejam mantidas sob controle.

A Sidel Matrix Combi Hot Fill possui válvulas eletrônicas de enchimento equipadas com fluxômetros individuais para uma distribuição precisa do volume e desperdício mínimo de produto. O design higiênico e as válvulas de enchimento protegidas de contato garantem a segurança completa do produto. Pode processar uma grande variedade de bebidas com ou sem polpa ou partículas, além de lidar facilmente com as trocas de gargalo.

Enfrentando os desafios das garrafas PET para o enchimento a quente

O "enchimento a quente" é um método de envase seguro para bebidas sensíveis como sucos, néctares, refrescos, isotônicos e chás (JNSDIT), que são submetidas a aquecimento. A alta temperatura esteriliza a bebida, e após as operações de enchimento, fechamento e inclinação da garrafa, a tampa e a garrafa também são esterilizadas. A temperatura necessária (entre 80° e 95°C) está acima da resistência térmica normal de garrafas PET convencionais.

A produção de um tipo de garrafa PET HR que suporte essas altas temperaturas requer um processamento usando um método de sopro com estiramento específico. Isso envolve o sopro das garrafas em moldes aquecidos eficientes, a temperaturas acima de 120°C, usando um processo de sopro controlado e confiável. Tradicionalmente, essa temperatura é atingida por circuitos de óleo quente, ligados a um termorregulador. O fundo do molde - e, às vezes, o seu gargalo - é geralmente conectado a um segundo termorregulador. Essas condições minimizam as tensões na garrafa durante a fase de sopro, criando uma cristalinidade induzida pelo calor, e os moldes quentes "bloqueiam" a microestrutura cristalina.

Mais informações sobre a sopradora Sidel Matrix eHR e outras soluções de moldagem de PET por sopro disponíveis em sidel.pt/sopro.

Comunicado de imprensa para descarregar.