A Sidel apresenta a X-LITE Still: a garrafa industrial mais leve do mundo na mais alta velocidade de produção

A X-LITE™ Still é a mais recente solução de embalagem PET de 500 ml inovadora para água sem gás não pressurizada. Graças ao design industrial extremamente leve da garrafa, é a embalagem mais sustentável e eficiente quanto ao custo disponível no mercado. Essa solução pioneira atende ao mercado de água sem gás em garrafas PET pequenas, em especial, no caso de produtores que buscam otimizar a embalagem e reduzir custos de produção.

Com peso de 6,5 g e altura de 195 mm, a Sidel X-LITE Still é a garrafa PET de 500 ml mais leve do mundo para água sem gás não pressurizada, oferecendo o mais elevado nível de desempenho, mesmo em altíssimas velocidades de produção,[1] apresentando acabamento da parte da rosca muito leve. Essa garrafa tem o complemento perfeito: a tampa Novembal Novaqua RightCAP26.

Alto desempenho de embalagem para água sem gás não pressurizada

A Sidel X-LITE Still integra a conceituada solução de fundo StarLITE™ Still, já implementada em todo o mundo devido à maior estabilidade e resistência à tensão por toda a cadeia de valor, infindável flexibilidade de design e clara oportunidade para redução de peso oferecida. Além disso, a economia de energia viabilizada pelo StarLITE Still — principalmente devido à redução na pressão de sopro e energia para aquecimento — é significativa e não compromete o desempenho da embalagem. Esse design do fundo pode ser adaptado a todas as plataformas de sopro da Sidel e aplicado às linhas de produção existentes, a fim de reduzir o custo total de propriedade (TCO).

A X-LITE Still foi otimizada pelos engenheiros da empresa para a Sidel Super Combi, a solução inteligente que integra cinco etapas de produção: alimentação de preformas, sopro, rotulagem, enchimento/fechamento e alimentação de tampas. “Baseada em um design de preforma especializado para um desempenho mecânico ideal, essa nova integrante de nosso portfólio de embalagens é capaz de suportar a aplicação do rótulo na garrafa vazia, mesmo sendo extremamente leve. Permite concepção de forma de garrafa ideal para packs agrupados e oferece a excelente resistência de carga superior de 34 kg, capaz de atender aos requisitos de estabilidade de palete da cadeia de suprimentos”, explica Laurent Naveau, Sidel Packaging Expert.

A solução de embalagem mais eficaz quanto ao custo e sustentável

A Sidel X-LITE Still, por ser a garrafa mais leve do mundo para água sem gás, reduz drasticamente o consumo de resina PET: por exemplo, quando comparada a garrafas de 12 g, a nova solução pode economizar incríveis 1.485 toneladas de PET por ano, poupando até 335.000 kWh/ano de energia.[2] Juntas, essas reduções de consumo totalizam uma economia de 3.000 toneladas de CO2, o que é equivalente a 25 viagens de ida e volta entre Nova York e Paris de avião com 200 passageiros.[3] Para os produtores de água engarrafada, isso significa uma economia total de resina PET e energia que pode chegar a dois milhões de euros por ano.

“Para nossos clientes, a solução de embalagem X-LITE Still, com seu novo design de preforma e acabamento de rosca do gargalo, é sinônimo de retorno muito rápido do investimento, mesmo quando a adaptação da linha inclui uma pilha de injeção totalmente nova”,[4] revela Laurent Naveau. “Ao mudar de uma garrafa PET de 12 g para a X-LITE Still de 6,5 g, o tempo de recuperação do investimento de um upgrade de linha fica entre apenas dois a quatro meses.”[5]

[1] Com base em linhas de produção de embalagens com a Sidel Super Combi alcançando 91.800 garrafas por hora.

[2] Com base na Sidel Matrix™ Combi, operando a 2.700 garrafas por hora, por molde, para uma SBO 20, com uma produção anual de 5.000 horas e um custo de PET de 1.425 € por tonelada e energia ao custo de 0,12 €/kWh.

[3] ICAO / Environmental Protection / Carbon Emissions Calculator (https://www.icao.int/environmental-protection/CarbonOffset/Pages/default.aspx)

[4] A adaptação de linha inclui a troca de peças modificáveis para a nova preforma, bem como novo diâmetro e altura do gargalo. Geralmente, de 29/25 para 26/22 mm.

[5] Com base na Sidel Matrix™ Combi, operando a 2.700 garrafas por hora, por molde, para uma SBO 20, com uma produção anual de 5.000 horas e um custo de PET de 1425 € por tonelada e energia ao custo de 0,12 €/kWh, incluindo pilha de injeção.

Sidel Super Combi alcançando 91.800 garrafas por hora