Envase asséptico de bebidas em garrafas PET garante sucesso da Sokpol

Empresa familiar polonesa surfa a onda de crescimento do setor de bebidas

Com mais de 400 funcionários, a empresa familiar Sokpol é uma das mais importantes co-packers da Polônia, produzindo bebidas sensíveis, como néctares, sucos de frutas, sucos de legumes e chás em embalagens cartonadas, de vidro e de PET. “Desde a fundação da empresa em 1992, o mercado polonês vem se desenvolvendo de maneira fantástica. O crescimento atual do segmento de alimentos e bebidas é considerável. Muitas lojas foram inauguradas e surgiram várias grandes redes de ‘hard discount’ no país para atender à demanda local”, explica Roman Sobczyk, presidente da Sokpol. “Desde o início, nossa estratégia consistiu no envase bebidas de outras marcas (private label). Isso representa 80% do nosso negócio atual e requer altíssimo nível de qualidade e flexibilidade de produção.”

Ao mesmo tempo em que se tornou líder do setor de private label na Polônia – graças à capacidade e à qualidade de produção da empresa –, a Sokpol começou a desenvolver sua própria marca e novas receitas de produtos, tirando proveito de sua fábrica de frutas e legumes concentrados. Três quartos da produção total da companhia são distribuídos no mercado polonês, sendo destinados ao abastecimento de todas as redes internacionais de “hard-discount”, bem como algumas marcas varejistas alemãs, portuguesas e francesas estabelecidas no país. A Sokpol também exporta para países como Bulgária e Romênia, e até mesmo para os EUA.

Envase asséptico em PET, a melhor opção

Há 25 anos, a Sokpol começou a produzir bebidas em embalagens cartonadas e de vidro, dois materiais que na época eram extremamente populares na Polônia. Desde então, foi preciso adaptar rapidamente a produção às mudanças constantes da demanda do mercado. “Como as expectativas dos consumidores mudaram rapidamente ao longo de duas décadas, começamos a produção asséptica de nossas bebidas em garrafas PET a partir de 2008. Queríamos eliminar os conservantes e aproveitar o potencial de marketing e o design mais livre proporcionado pelo PET, algo que a embalagem cartonada não pode oferecer. Além disso, queríamos total flexibilidade de produção para trabalhar com todos os tipos de bebidas e formatos de garrafa. Nessa fase, escolhemos a Sidel, porque nenhuma concorrente fornecia a mesma tecnologia de enchimento asséptico em PET. Foi um momento muito importante da nossa história, pois fomos os primeiros a introduzir bebidas sensíveis sem conservantes em garrafas PET no mercado polonês. Hoje somos capazes de envasar em PET todos os produtos que antes eram envasados em embalagens cartonadas, sem nenhuma limitação”, explica Roman.

Jerzy Urbanski, CEO da Sokpol, explica por que a qualidade das bebidas produzidas pela empresa gozam de tanto prestígio: “Quando o assunto é enchimento asséptico de sucos, néctares ou chás em PET, as condições de produção são extremamente rigorosas, por que a segurança dos alimentos é fundamental. Precisamos assegurar a integridade total da bebida para entregar o produto final com a qualidade que todos esperam.” O CEO acrescenta que “Dez anos atrás, pensávamos que o PET era a melhor solução de embalagem. Após a instalação de três linhas PET assépticas completas durante a última década, bilhões de garrafas produzidas e o crescimento da nossa empresa, tivemos certeza de ter tomado a melhor decisão. Podemos atribuir esse sucesso a três fatores essenciais: a água de excelente qualidade, o melhor equipamento técnico e as pessoas que trabalham na empresa.”

Capacidade de produção flexível e considerável

Atualmente, a Sokpol produz cerca de um milhão de embalagens por dia e dispõe de um vasto portfólio de bebidas. Com a oferta de vários sabores, receitas, tipos de embalagens e formatos, totalizando mais de 500 unidades de manutenção de estoque (SKU, na sigla em inglês), a empresa é perfeitamente capaz de atender a qualquer demanda do cliente. “Mais de 50% dos SKUs são envasados em PET, e essa porcentagem não para de crescer por razões simples: você pode ver a bebida na garrafa, é fácil abrir e fechar o frasco, além disso, o número de formas é ilimitado, o que oferece uma excelente maneira de diferenciar a embalagem”, conclui Jerzy. Para ser bem-sucedida, a empresa leva em conta as mudanças constantes das demandas do mercado a fim de adaptar a produção rapidamente em termos de receita de bebida, forma de garrafa e tampa, volume de produção e condições de transporte.

Graças à imensa capacidade de produção das três linhas PET assépticas fornecidas pela Sidel nos últimos dez anos, a Sokpol pode atender a esse mercado em pleno crescimento. Duas linhas produzem 15.000 gph cada uma e a terceira, mais rápida, tem produção de 30.000 gph. “Para atender a um mercado em constante mutação e oferecer soluções ainda mais pertinentes e econômicas, precisamos de muita flexibilidade. Por exemplo, no início entregávamos as bebidas em paletes de padrão europeu, mas hoje em dia usamos meio palete ou formatos ainda menores. Em certos casos, acondicionamos diferentes tipos de bebidas no mesmo palete, porque as grandes redes de varejo querem diversificar a oferta de bebidas num espaço de venda bastante limitado.”

Solução de envase asséptico simples e segura

No que diz respeito ao investimento em equipamento de envase em PET, a Sokpol se mostrou realmente visionária e inovadora. Em 2008, foi pioneira na aquisição de uma linha PET de envase asséptico da Sidel, mas não se tratava de uma linha asséptica qualquer. “Foi a primeira linha asséptica da Sidel equipada com esterilização seca de preformas instalada na Europa, e a segunda no mundo”, explica com orgulho Blazej Pluta, membro do conselho de administração da Sokpol e responsável pelos investimentos. “Com a Combi Predis™ Asséptica, podemos produzir qualquer bebida longa vida sem conservantes de maneira segura e simples, o que representa enormes vantagens tanto do ponto de vista de saúde como de marketing.” Após alguns meses operando e se familiarizando com essa nova configuração de produção industrial, a Sokpol se convenceu da eficiência e da simplicidade dessa solução que dispensa sopradoras assépticas complexas. A melhor prova dessa confiança foram as novas encomendas de tecnologia asséptica junto à Sidel. “Com a esterilização seca das preformas efetuada antes da passagem pelo forno, nada pode dar errado. Durante os últimos 10 anos, não houve registro de caso de garrafa não estéril.”

A equipe de direção da Sokpol também levou em consideração várias outras vantagens. “A descontaminação de garrafas tradicional consome enormes quantidades de água, enquanto o sistema de esterilização seca de preformas dispensa o uso de água e emprega pouquíssimos produtos químicos e, a nosso ver, é a melhor solução nos quesitos impacto ambiental e custos.” Para continuar nessa mesma linha, a empresa atualmente cogita produzir garrafas mais leves. “Já estamos preparados para reduzir o peso da garrafa, graças às possibilidades oferecidas pela Predis. Também implementamos um sistema dosador de nitrogênio em nossas três linhas assépticas para melhorar o desempenho da embalagem e a experiência do consumidor ao segurar a garrafa”. Como a Sokpol está sempre à procura de oportunidades para melhorar seu desempenho comercial, implantou várias novidades como um depósito de matérias-primas, um armazém automático e estações de picking (coleta de produtos) e de mistura – e isso é só começo. “Temos a intenção de dobrar nossa capacidade de produção nos próximos três anos. Nossos concorrentes não dormem em serviço, por isso precisamos estar preparados para aumentar e diversificar a produção nos próximos anos, melhorando ainda mais a eficiência.”

Colaboração com a Sidel, um passaporte para o futuro

A parceria entre duas empresas não surge da noite para o dia. Partilhar experiências é fundamental para fortalecer a confiança mútua, e foi o que ocorreu entre a Sokpol e a Sidel no que se refere a fornecimento de linhas de envase, desenvolvimento de novos produtos e garrafas, compartilhamento de competências e serviços pós-venda – tudo isso elevou a colaboração ao patamar atual. A primeira linha PET asséptica adquirida pela Sokpol havia sido fornecida por duas empresas, mas a co-packer polonesa decidiu confiar o fornecimento da totalidade das duas outras linhas à Sidel. “O fato de ter só um fornecedor foi a melhor decisão, porque a responsabilidade pelo desempenho de toda a linha de envase fica nas mãos de uma mesma empresa. Estamos muito satisfeitos com essa solução” explica Jerzy.

A Sokpol também confiou alguns projetos de desenvolvimento de garrafas à Sidel, desde a concepção até a avaliação da bebida e da embalagem, sem esquecer os testes do processo de sopro e relatórios técnicos de viabilidade. “Nosso departamento de Marketing trabalha em estreita colaboração com a equipe de Embalagens da Sidel para desenvolver novas formas de garrafas e novos sabores de bebidas. Estamos particularmente satisfeitos com a atenção dada a nossas solicitações e o tempo extremamente curto necessário para o desenvolvimento dos projetos.” A Sidel também ministrou vários cursos de capacitação para a equipe da Sokpol na unidade de produção da empresa polonesa. “Em colaboração com a Sidel, investimos um tempo considerável no treinamento avançado de nossos técnicos e equipes de manutenção ao longo de dois anos. O treinamento com os equipamentos da nossa fábrica foram extremamente bem preparadas. Foi a melhor maneira de adquirir experiência, adotando uma abordagem passo a passo. Nossos funcionários capacitados são mais eficazes e reduzem o tempo necessário para a execução várias tarefas.”

Com base nessa experiência positiva, a Sokpol já propôs novas ideias de como cooperar com a Sidel na elaboração de treinamentos técnicos avançados a fim de melhorar o desempenho e a eficiência das equipes que trabalham com as linhas PET de envase asséptico. Por exemplo, a utilização de sistemas de controle remoto para ajudar a equipe de manutenção a solucionar eventuais problemas com rapidez e sem complicação. Além disso, graças à proximidade do escritório local polonês, a equipe do Sidel Services está à disposição para fornecer assistência à Sokpol sempre que necessário. “O departamento de serviço pós-venda da Sidel alcançou um novo patamar, oferecendo serviços ágeis e de qualidade. Os técnicos resolvem problemas e sanam nossas dúvidas rapidamente. Nossa colaboração com a Sidel é um passaporte para o futuro. Isso é o mais importante”, conclui Jerzy.