Revolução na produção de água: Celtic Pure aumenta produtividade e flexibilidade com nova linha PET completa da Sidel

A Celtic Pure investiu em tecnologia de última geração para atender à crescente demanda por seus produtos tanto na Irlanda como no Reino Unido. Com a decisão, a premiada fabricante de água mineral ganhou flexibilidade para encarar o forte crescimento do mercado e capacidade para lançar novos produtos.

A empresa familiar irlandesa, proprietária da marca, é a maior engarrafadora independente de água mineral da Irlanda, tendo registrado um crescimento de mais de 35% em 2017.Seu objetivo é revolucionar a gestão da produção com o emprego de novos equipamentos, dentre os quais a nova linha PET completa da Sidel.

Padraig McEneaney, CEO da Celtic Pure, explica: “A Celtic Pure se orgulha dos produtos de alta qualidade que fabrica e de seu serviço de atendimento ao cliente especializado, simpático e confiável. Para nós é de vital importância atender às demandas desse mercado em forte crescimento e, ao mesmo tempo, desenvolver produtos com valor agregado a fim de tirar o máximo proveito das novas oportunidades de negócios”.

Além do investimento de 18 milhões de euros no ano passado, foram construídos mais de 10 mil m2 de armazéns e escritórios nas terras de McEneaney, contíguas às instalações atuais, proporcionando um crescimento expressivo da capacidade de produção, que passou de 120 milhões a 250 milhões de garrafas por ano. A recente decisão envolveu a aquisição de um sistema de gestão e rastreamento de alta tecnologia com novas linhas de envase que dobraram a produção desde março de 2018, atendendo à crescente demanda dos clientes.

Michael Quinn, gerente de contas Sidel no Reino Unido e na Irlanda, explica: “Após um início modesto, a Celtic Pure tornou-se a maior marca de água mineral de uma empresa de capital fechado da Irlanda, e isso num espaço de tempo relativamente breve. Como a companhia sinaliza sua intenção de conquistar o mercado internacional, em que bilhões de litros de água engarrafada são consumidos diariamente e cujo potencial é imenso, a nova linha Sidel vai ajudar a ganhar eficiência, flexibilidade e capacidade de produção suplementar, fatores essenciais para responder a uma demanda em franco crescimento.”

A etapa final do investimento será concluída em 2019 com um novo sistema robotizado de armazenamento e estocagem inteligente que vai fazer da Celtic Pure a mais moderna engarrafadora de água do país. A gestão completa do armazenamento vai transformar profundamente a maneira de trabalhar da empresa, favorecendo a velocidade e a eficiência.

Quinn acrescenta: “A Sidel Combi envasa água mineral com e sem gás com a máxima precisão e higiene. Graças à alta flexibilidade e ao design modular do equipamento, a Celtic Pure poderá produzir garrafas de diferentes formas e tamanhos, além de usar múltiplos SKUs, tudo isso com o mesmo sistema. Há menos períodos de inatividade, o tempo de parada para manutenção é 30% inferior e o consumo é reduzido – o que significa corte de custos –, a eficiência é de até 98% e o custo operacional total é 12% menor. A produção de 23.000 gph de água sem gás e de 22.000 gph de água com gás ajudará a aumentar substancialmente a produtividade da Celtic Pure.”

A nova linha PET completa da Sidel foi instalada em janeiro de 2018, e as primeiras garrafas PET deverão ser lançadas em abril. A instalação compreende um sistema Sidel Matrix™ COMBI, complementado por um misturador e uma unidade CIP, uma rotuladora Sidel Rollquattro, além de diversos transportadores e sistemas de acumulação de garrafas da Gebo Cermex.

A água engarrafada é o segmento que mais cresce na categoria de bebidas sem álcool e continua a atrair os consumidores de outras bebidas, ostentando um crescimento de valor corrente no comércio (off-trade) de 2% em 2016 e 3% de crescimento de volume – tendo alcançado vendas de 178 milhões de euros e produção de 175 milhões de litros[1]

A água de nascente mais saborosa da Irlanda é captada localmente, nas profundezas situadas sob as colinas dos Drumlin Hills, no Condado de Monaghan, e continua a conquistar prêmios atribuídos pelo British Bottler’s Institute (BBI) por sua variedade de águas com e sem gás, consideradas referências no setor. A Celtic Pure tem orgulho de prestar apoio ao esporte irlandês, sendo o Official Hydration Partner (parceiro oficial para o fornecimento de água) da Football Association of Ireland (FAI) e da equipe local, o Monaghan GAA.

[1] Euromonitor abril 2017