Na Índia, a ITC adquire pela primeira vez uma hiperflexível linha de PET asséptica completa da Sidel com muitas estreias

A ITC, uma das principais empresas do setor privado da Índia, recentemente introduziu uma linha de bebidas à base de leite com pedaços de fruta e ampliou seu portfólio de sucos com diversos sabores premium produzidos com 100% de frutas indianas, 0% de concentrados e 0% de conservantes. Para ambos os lançamentos, eles contaram com a Sidel e sua expertise comprovada em embalagem asséptica ao investir em uma linha completa da empresa, que conta com o primeiro sistema de esterilização seca de preformas da Índia. Além de ajudar esse fabricante a ampliar sua produtividade e flexibilidade, a Sidel criou e testou seus três novos formatos de garrafa PET para garantir total segurança alimentar e eficaz diferenciação nas prateleiras do varejo.

A ITC Limited, fundada em 1910, é uma empresa de liderança no mercado indiano. Com um valor bruto de vendas de dez bilhões de dólares e um portfólio diversificado que cobre vários setores da indústria (alimentos, bebidas, embalagens, agricultura e serviços hoteleiros, entre outros), a ITC tem sede em Calcutá (Bengala Ocidental) e emprega atualmente 34.000 pessoas.  Essa empresa inovadora emprega uma abordagem holística chamada de “Integrated Crop Engagement” a seus produtos, atendendo assim aos mais rigorosos padrões de segurança alimentar internacionais. Além disso, ela recebeu várias certificações por suas práticas agrícolas orgânicas e sustentáveis.[1]

Temos muito orgulho de ser a primeira empresa na Índia a aproveitar as vantagens da produção asséptica em PET com a descontaminação seca de preformas. Esse sistema único complementa perfeitamente a solução completa para PET asséptica que a Sidel nos fornece, proporcionando flexibilidade, sustentabilidade e eficiência. Além disso, o sistema Predis não usa água e emprega pouquíssimos produtos químicos durante o processamento.

Rajesh Ponnuru
Category Manager Juices and Dairy da ITC Limited

Aproveitando a onda de consumo saudável na Índia

Os indianos têm cada vez mais buscado opções de bebidas consideradas melhores para a saúde, que oferecem benefícios nutricionais diariamente. Estilos de vida atarefados e estressantes têm se tornado a regra para a maioria da população do país, que está buscando maneiras práticas de lidar com a escassez de tempo e está disposta a pagar um pouco mais pelas chamadas bebidas “naturalmente saudáveis” em formatos de embalagem menores.

Reconhecendo essa mudança nas preferências do consumidor, a ITC recentemente decidiu ampliar sua linha de bebidas lácteas com o lançamento da Sunfeast Wonderz Milk, uma nova bebida à base de leite envasada em PET. Disponível nos formatos de 200 e 300 ml, ela é oferecida em quatro sabores: Milkshake de baunilha, de frutas sortidas, de manga e de badam[2]. Ao mesmo tempo, a empresa acrescentou uma linha de sucos premium produzidos sem concentrados (NFC) com frutas extras de fonte certificada à sua marca B Natural. O portfólio inclui a gama exótica de misto de frutas himalaicas, manga Ratnagiri Alphonso e goiaba rosa Dakshin, fazendo da marca de bebidas a primeira da Índia a oferecer aos consumidores uma linha de sucos de 100% frutas de origem certificada indiana e 0% de concentrado sem quaisquer conservantes.

Para realizar esse projeto, a ITC precisava de uma solução de envase em PET muito flexível. “Promover a inovação em toda a empresa é uma necessidade comercial crucial para nós nessa época de rápidas mudanças e concorrência acirrada. Isso também garante que ampliemos nossa participação no mercado, diferenciemos nossa marca e nos preparemos para o futuro. Tudo isso à medida que nos empenhamos pela “competitividade responsável” — uma abordagem socioeconômica e ambiental que nos impulsiona a sempre garantir um crescimento sustentável e inclusivo”, explica Rajesh Ponnuru, Category Manager Juices and Dairy da ITC Limited

Muito mais do que uma inovação em embalagens na Índia

A ITC ampliou seu portfólio de bebidas nutritivas ao expandir as escolhas de material de embalagem para seus sucos B Natural e ao lançar as novas bebidas lácteas Sunfeast em PET. O projeto de linha completa asséptica resultante foi inédito de muitas formas: foi a primeira vez que a ITC fez parceria com a Sidel, foi a estreia da empresa no mercado de bebidas lácteas e o primeiro lançamento de bebidas à base de leite UHT com pedaços de fruta na Índia que aproveita as vantagens da produção em PET asséptica com descontaminação seca de preformas.

“Nossa liderança global nessa área, com base em mais de 40 anos de expertise e mais de 150 referências de nossa Aseptic Combi Predis instaladas no mundo todo, também foi um fator decisivo na escolha da ITC, apoiado ainda pela oportunidade de cuidar da fase de processamento com as tecnologias da Tetra Pak Processing Systems (TPPS)”, revela Gaurav Kumar, Project Manager Execution, Global Key Accounts da Sidel. “Temos muito orgulho de ser a primeira empresa na Índia a aproveitar as vantagens da produção asséptica em PET com a descontaminação seca de preformas”, continua Rajesh Ponnuru, da ITC. “Esse sistema único complementa perfeitamente a solução completa para PET asséptica que a Sidel nos fornece, proporcionando flexibilidade, sustentabilidade e eficiência. Além disso, o sistema Predis não usa água e emprega pouquíssimos produtos químicos durante o processamento.”

Consultoria especializada em cada etapa da cadeia de valor da embalagem asséptica em PET

A ITC escolheu o PET porque esse material de embalagem facilita a criação de embalagens mais inovadoras e funcionais, ajudando a empresa de liderança no mercado indiano a aproveitar as rápidas mudanças que têm ocorrido no mercado local por obter uma vantagem competitiva através da diferenciação dos produtos. Esse último aspecto foi especialmente importante para a empresa, visto que a maioria dos produtos à base de leite no país é envasada em sacos, garrafas de vidro e embalagens longa vida cartonadas. Envasados em PET e adornados com rótulos sleeve coloridos, os produtos B Natural e Sunfeast imediatamente ganharam um aspecto diferenciado, oferecendo uma experiência aprimorada de consumo da marca, e com isso, tiveram uma recepção muito positiva dos consumidores locais.

Visto que a ITC não estava familiarizada com a produção asséptica em PET, a Sidel forneceu consultoria completa em toda etapa da cadeia de suprimentos. “A experiência que ela mostrou em embalagem, bebidas e matérias-primas foi fundamental para conquistar nossa confiança”, destaca Rajesh Ponnuru. O cliente visitou o centro para expertise em embalagens da Sidel em Octeville-sur-Mer (França) várias vezes para conferir os novos designs de garrafa, desenvolvidos com base em duas formas principais: redonda e retangular. Esta última representou outro aspecto inédito neste projeto — a primeira garrafa PET retangular de bebidas oferecida aos consumidores na Índia.

Além disso, o laboratório de Interação entre Líquido e Embalagem (LPI, na sigla em inglês) da Sidel realizou testes de prazo de validade em diversas receitas à base de leite e de sucos para simular as condições reais de distribuição a fim de garantir previamente a qualidade, segurança e propriedades organolépticas dos produtos. As valiosas informações resultantes ajudaram a ITC decidir quais receitas lançar no mercado e qual material de barreira PET escolher, com o objetivo de proteger suas bebidas lácteas e sucos contra o crescimento de micro-organismos e alterações causadas pelos efeitos da luz, oxigênio e temperatura. A fim de atender aos mais elevados padrões de segurança alimentar e garantir 6 meses de prazo de validade, os cientistas especializados em embalagens da Sidel recomendaram ao cliente o uso de uma barreira PET ao O2 para sua linha de bebidas à base de leite e uma ao O2 e à luz para proteger seus sucos 100% orgânicos.

“Para descobrir mais a respeito da produção asséptica em PET com descontaminação seca de preformas, decidimos visitar uma instalação similar na Indonésia. Durante essa visita, tivemos a oportunidade de ver a Aseptic Combi Predis em ação e conversar com operadores dela”, revela Rajesh Ponnuru. Com base nessa experiência positiva, foi realizado o pedido da linha de PET asséptica completa da Sidel. O pedido abrange as tecnologias da Tetra Pak Processing Systems (TPPS) e, no coração da linha, a Aseptic Combi Predis complementada pelo Capdis™, o sistema de descontaminação seca de tampas da Sidel. A linha também conta com uma rotuladora Rollquattro, uma sleever, sistemas de embalagem secundária e aplicação de filme stretch, uma paletizadora PalKombi e a EIT® (Efficiency Improvement Tool), que melhora significativamente a eficiência de produção.

A linha de PET asséptica completa — em operação desde o início de 2019 — foi instalada em um novo espaço da unidade de produção da ITC em Kapurthala (Punjab) em uma disposição compatível com as operações de produção e logística de matérias-primas da empresa. Essa linha garante o mais alto nível de facilidade de operação e manutenção, higiene e segurança alimentar, oferecendo ao mesmo tempo notável flexibilidade para facilmente trocar de um produto para outro.

[1] https://www.itcportal.com/

[2] Em híndi, as amêndoas são chamadas de badam.