Los nuevos servicios de envasado de Sidel ayudan a liberar el valor del PET a lo largo de las cadenas de suministro

20/05/2015

 

"Estudos sobre comportamento de compras sugerem que leva apenas de três a sete segundos para um consumidor escolher uma bebida em vez de outra. Uma embalagem Vincent Le Guenbem projetada, atraente e envolvente pode ajudar as marcas a levar a melhor nessa 'hora da verdade'", explica Vincent Le Guen, Vice President for Packaging da Sidel. "No entanto, embora sejam muito importantes, a boa aparência e a experiência de consumo não são o único valor que um excelente design de embalagem pode agregar. Muito antes de o produto chegar no ponto de venda, o design da garrafa pode agregar valor ao longo da cadeia de fornecimento. Outras áreas de valor incluem, por exemplo, aumento de eficiência da linha, melhor segurança do produto, maior sustentabilidade, menos gastos com combustível, industrialização e tempo de colocação no mercado mais rápidos, além de custos reduzidos. Um excelente design de embalagem pode ajudar a agregar um valor significativo e real a cada etapa da cadeia de fornecimento, desde a matéria-prima até a reciclagem."

Para fazer isso, é preciso empregar uma abordagem holística ao desenvolvimento de embalagens no início de qualquer projeto, levando em conta os objetivos da marca, as capacidades de produção, condições de distribuição e armazenamento, entre outros fatores cruciais. A Sidel lança agora uma nova linha de serviços de embalagem para ajudar os produtores de bebidas de todos os portes a atingir esse objetivo. Os quatro novos serviços são: design de embalagens e preformas, otimização de embalagens, análise de interação líquido-embalagem e qualificação de embalagens.

 

Design de embalagens e preformas

Os consumidores são atraídos por um design de embalagem bonito e criativo, formas interessantes e formatos compatíveis com seu estilo de vida. Como material de embalagem, o PET oferece uma grande liberdade de formatos e pode ajudar a dar destaque a uma marca. Ele pode ser moldado em formatos de doses individuais, grandes ou tamanho família, todos eles oferecendo a praticidade, a reciclabilidade e a possibilidade de fechar novamente que os consumidores buscam atualmente.

Desde a criação da arte e dos desenhos técnicos, dos desenhos das preformas, dos moldes-pilotos e protótipos, a Sidel pode ajudar os produtores a desenvolver uma embalagem ou linha de embalagens adequada à sua marca e atraente aos consumidores. A empresa utiliza modelos digitais, desenhos técnicos, modelos físicos impressos em 3D para acelerar o processo de criação, ajudando a  produzir industrialmente designs conceituais inovadores e fazer com que o produto com novo visual do cliente chegue ao mercado mais rapidamente.

 

Otimização da embalagem

Quer seja na colaboração para criar um produto totalmente novo ou simplesmente para reformular o design da garrafa de uma marca consagrada, a Sidel pode ajudar a otimizar designs para que as garrafas utilizem menos PET e outros recursos, reduzam o consumo de energia durante a produção, suportem melhor os rigores do transporte, apresentem uma ótima aparência no ponto de venda, e proporcionem uma excelente experiência de consumo. Os fatores que contribuem para esta experiência de consumo satisfatória incluem a facilidade de abrir e fechar a tampa, a sensação da garrafa nas mãos do usuário, a eliminação do potencial para derramamento acidental causado pela redução excessiva de peso da garrafa e o fluxo do líquido através do gargalo. A Sidel realiza a redução ideal do peso da garrafa com uma abordagem única, que chama de "rightweight", ou peso certo. Um design de garrafa da Sidel produzido por meio desse processo é mais leve e mais barato de produzir, mantendo e protegendo a qualidade do seu conteúdo através da cadeia de fornecimento, economizando energia durante a produção e assegurando um desempenho otimizado da linha e uma experiência de consumo ideal.

 

Packaging measurementAnálise de interação líquido-embalagem

A qualidade das bebidas e alimentos engarrafados pode ser prejudicada pela exposição à luz, oxigênio ou a temperaturas inadequadas. A Sidel tem dois laboratórios para análise líquido-embalagem e asséptica em Octeville, França, e dois laboratórios de análise de contaminação microbiológica asséptica e de enchimento em Parma, Itália. Além desses, a empresa conta com cinco centros de embalagem ao redor do mundo, na China, Europa, Índia, América Latina e América do Norte. A empresa também tem parcerias com universidades e outros laboratórios no mundo todo. A fim de preservar a integridade e a qualidade dos produtos, os cientistas da Sidel realizam testes de laboratório que simulam condições da cadeia de fornecimento para determinar as combinações e soluções de embalagem mais eficientes e seguras, incluindo os tamanhos, formas, tampas e resinas PET mais adequados.

Levando plenamente em consideração fatores como a receita, parâmetros de processamento e condições de produção do produto, os cientistas da Sidel testam a embalagem ao longo do tempo.

Isso é feito basicamente de duas maneiras: objetivamente, através de testes físicos e químicos, e subjetivamente, por diversas técnicas de análise sensorial como testes de aroma e de sabor. Por reunir essas informações detalhadas e compreender as várias interações entre o líquido e a embalagem, a Sidel pode fabricar e fornecer equipamentos para produção de embalagens capazes de prolongar ao máximo a qualidade e o prazo de validade do produto.

 

Qualificação da embalagem

A fim de qualificar designs criativos para produção industrial, a Sidel realiza estudos completos de viabilidade e desempenho de embalagens com moldes-piloto e equipamentos Sidel para ajudar a avaliar a estabilidade, rigidez e qualidade da garrafa antes do início da produção. Isso é feito em conformidade com as especificações técnicas fornecidas pelo fabricante da bebida ou utilizando as próprias especificações da Sidel. 

A empresa avalia a complexidade de cada design em comparação com as especificações desejadas, que cobrem o peso da garrafa, produtividade e consumo de energia da linha. Daí, orienta o cliente sobre o que é necessário para atingir a qualificação desejada. Essa parceria proposta na validação de embalagens visa introduzir os novos produtos dos clientes com mais rapidez no mercado e com menos custos, eliminando problemas de produção antes de ela realmente começar.

 

Do design à realidade

Assim que uma nova embalagem é criada, testada e qualificada para produção, a Sidel também pode determinar qual equipamento e solução de linha de produção completa de alta qualidade é adequada para atingir a especificação de produção desejada para aquele produto. Também pode fornecer novas linhas completas com os mais recentes equipamentos de produção de bebidas Sidel Matrix™, ou converter linhas existentes de forma rápida e eficiente, com moldes originais de alta qualidade que são desenvolvidos de forma inteligente para produção rápida e testados para proteger a qualidade do produto. Isso somado aos serviços de desenvolvimento de embalagens da empresa permite à Sidel fornecer uma solução completa - do design à realidade - para os fabricantes de bebidas que desejam produtos de alta qualidade introduzidos no mercado mais rapidamente, com mais eficiência e menos custos.

 

Mais informaçõessobre a oferta de Serviços de Embalagem, parte do portfólio da Sidel Services (que inclui também Manutenção, Melhoria de Linha, Treinamento, Conversões de Linha e Moldes, e Peças de Reposição e Logística), estão disponíveis no sitesidel.com/packagingou podem ser solicitadas pelo e-mailservices@sidel.com

 

 

Download el comunicado de prensa.

Imagen HD to download.

Número de RFC: IT01787680345