Alimentador de preformas exclusivo da Sidel facilita operações e garante segurança

O Sidel EasyFEED™ é um alimentador de preformas inovador, compacto e seguro, instalado no nível do piso e destinado a linhas de produção PET. Inspirado na arquitetura standard do Sidel Matrix™, seu design tem concepção modular. Sua tecnologia patenteada garante a segurança do operador e facilita as operações, graças à redução significativa da área ocupada e da altura necessária para a alimentação de preformas.

Nos alimentadores de preformas convencionais, equipados com rolos, as preformas sobem pelo elevador até alturas que variam de 5,5 m a 6,5 m antes de serem ordenadas e transportadas por gravidade sobre os rolos até a sopradora. Portanto, os operadores executam o trabalho de controle de produção, trocas e manutenção em altura – onde correm mais riscos que no nível do piso. Por essa razão, geralmente os produtores buscam limitar o trabalho em altura a fim minimizar os riscos para a segurança de seus funcionários.

Com o objetivo de otimizar o espaço ocupado pelas linhas de produção em suas instalações, os fabricantes também buscam reduzir a área ocupada pelo processo de alimentação e, ao mesmo tempo, garantir operabilidade máxima e produção de alta qualidade. Os engenheiros da Sidel levaram em conta todas essas exigências para criar um alimentador inédito: seguro, intuitivo, compacto e acessível a partir do piso. Inspirado no design modular da Sidel Matrix, o EasyFEED é compatível com todas as novas sopradoras Sidel SBO Matrix e SBO Universal, e também com as soluções Combi e Super Combi novas ou já instaladas.

Tecnologia patenteada sem rolos

A jornada das preformas PET tem início no depósito, onde são inicialmente armazenadas para abastecer o sistema EasyFEED. De lá sobem pelo elevador até uma altura de apenas 2,5 m, já que o alimentador de preformas no nível do piso é muito mais baixo que os sistemas convencionais. As preformas são então ordenadas e guiadas verticalmente para o receptáculo de um separador rotativo. Em seguida, são posicionadas na borda de uma mesa rotativa e transferidas pelo gargalo para seguir sua trajetória. Ainda na posição vertical e sustentadas pelo flange do gargalo, as preformas são deslocadas por um fluxo de ar filtrado até um trilho. Em vez dos trilhos de alimentação gravimétrica convencionais, as preformas são conduzidas por duas correias de escova motorizadas com grau alimentício (uma de cada lado do corpo da preforma) até o alimentador da roda de sopro.

Operabilidade e flexibilidade máximas

O exclusivo EasyFEED é ideal para altas velocidades de produção – de 30.000 a 82.000 garrafas por hora – mas é, sobretudo, uma solução realmente flexível que se adapta a uma grande variedade de especificações de produção em termos de tipos de layout e design de preformas. A solução pode operar com um grande número de standards de preformas. Para se adaptar às especificidades das unidades produção de cada cliente, este sistema de alimentação inovador pode ser concebido sob medida para atender às necessidades particulares do fabricante: layout no sentido horário ou anti-horário com alimentação a 90° ou 45° em relação ao eixo do forno.

Graças à disponibilidade superior a 99%, este alimentador de preformas inovador aumenta a eficiência de produção. As trocas de formato são extremamente rápidas – em até 15 minutos – e exigem pouquíssimas operações manuais e pontos de ajuste. Como nenhuma peça necessita lubrificação e as trocas de rotina se aplicam a somente três peças importantes, a manutenção é mínima e requer menos competências técnicas. A retomada da produção após trocas de formato e operações de manutenção é rápida e eficaz, resultando numa redução perceptível do tempo de parada.

Manuseio cuidadoso garante a integridade da preforma

O manuseio delicado da preforma é fundamental para garantir a qualidade da garrafa produzida. Com o EasyFEED, o trajeto dentro do alimentador de preformas é mínimo – até 27% mais curto que nos sistemas convencionais –, a taxa de quedas de preformas, baixíssima, e o circuito de reciclagem das preformas, reduzido: tudo isso contribui para limitar os riscos de danos. Ao longo de todo o trajeto – do separador rotativo até a alimentação – as preformas têm proteção total contra a poeira, o que garante uma produção totalmente higiênica desde o início. A delicadeza das escovas motorizadas em contato com o corpo das preformas também contribui para aumentar a integridade da preforma.

Seguro e fácil de operar

Embora seja capaz de equipar linhas de produção PET de altíssima velocidade, o Sidel EasyFEED reduz significativamente a área ocupada em até 62% e a altura do equipamento em até 56%, na comparação com sistemas convencionais de alimentação de preformas. Seu design compacto ajuda a baixar o custo total de propriedade (TCO, na sigla em inglês) e facilita a instalação na fábrica, independentemente das limitações de espaço na área de produção.

O trabalho no nível do piso proporciona muitas outras vantagens para os fabricantes. Como não há necessidade de usar plataformas nem passarelas elevadas, os riscos de lesões causadas por quedas são naturalmente menores. O acesso rápido e fácil aos ajustes e controles de produção do EasyFEED simplificam muito as trocas de formato e as operações de manutenção. A grande visibilidade ao longo de todo o trajeto das preformas, desde o depósito até a sopradora, facilitam o trabalho de monitoramento do operador e, caso seja necessário, permite intervenções rápidas, reduzindo o tempo de parada e aumentando a eficiência.

A alta flexibilidade da produção e a maximização da operabilidade também decorrem das páginas dedicadas ao novo sistema EasyFEED integradas à Interface Humano-Máquina (IHM) da sopradora Sidel Matrix, que proporcionam uma navegação realmente intuitiva, com configuração rápida dos pontos de ajuste e curtíssimo tempo de resposta.

Mais informações sobre o Sidel EasyFEED: http://www.sidel.pt/easyfeed.