Avaliando CAPEX e OPEX para sua próxima linha de embalagem de óleos comestíveis em PET?

Atualmente, a categoria de mercado de óleos comestíveis é muito competitiva, impulsionada essencialmente pela diferenciação de produtos e marcas, bem como competitividade através de economia com embalagens, eficiência de produção e otimização permanente de equipamentos. A Sidel, como fornecedora de soluções de liderança, tem forte tradição no segmento de óleos comestíveis, atuando como parceira que oferece tudo que você precisa para linhas de PET completas e integradas. A força da empresa também é respaldada por seu abrangente portfólio de equipamentos capazes de atender a qualquer solicitação quanto a garrafas PET, rótulos, tampas, embalagem secundária, dimensões e velocidades de linha, além de garantir coerência técnica geral, nível de investimento adaptado e retorno sobre o investimento (ROI) otimizado.

Uma série de tendências tem influenciado muito o ambiente de produção dos produtores de óleos comestíveis: diversificação de produtos e concorrência acirrada, que pede economia de custos, estão impulsionando o setor. “A diversificação de produtos exige que os produtores lidem com mais formas de produtos, tamanhos e SKUs, aumentando assim a necessidade de linhas e equipamentos mais flexíveis”, explica Francesca Bellucci, Marketing Director for Food, Home & Personal Care da Sidel. “De qualquer modo, quer estejamos falando de despesas de capital (CAPEX), despesas operacionais (OPEX) ou custo total de propriedade (TCO), tudo isso importa hoje em dia para os produtores de óleos comestíveis”, acrescenta.

“A Sidel nos apoiou muito durante todo o processo. “Poder contar com uma única fornecedora que assumisse toda a responsabilidade pela linha, inclusive pelas embalagens, foi uma ajuda e tanto, especialmente porque tudo que produzimos precisa atender aos mais elevados padrões de qualidade”

Ashish Khandelwal
Executive Director na B.L. Agro

A tradição de 40 anos da Sidel em embalagens PET, aliada aos equipamentos de ponta da empresa, se mostram fundamentais ao ajudar os produtores a rapidamente aumentar sua produção. A Sidel pode fornecer assistência aos produtores de óleos comestíveis bem no início da cadeia de valor com serviços de engenharia para o projeto da linha e recursos de design de embalagens.

“Como parte de nossas raízes, nossa abordagem holística para o setor de óleos comestíveis contribui para fornecer o nível certo de desempenho que os clientes precisam. Na Sidel, realmente acreditamos que atingir níveis ideais de qualidade e segurança — diminuindo custos e otimizando equipamentos ao longo de seu ciclo de vida — se obtém mais facilmente com um parceiro que ofereça soluções completas”, explica Francesca Bellucci.

Desempenho e TCO garantidos com coesas soluções de linha completa

Como fornecedora global de soluções para linhas completas e integradas, a Sidel é capaz de adaptar cada componente da linha para corresponder perfeitamente às expectativas ou necessidades específicas dos produtores de óleos comestíveis.

Soluções completas de linhas industriais com sopro de garrafas PET em linha são uma abordagem promissora para incrementar a produtividade dos fabricantes de óleos comestíveis do início ao fim da linha, devido a um coeso processo e gerenciamento de fluxo. Um excelente exemplo disso é a parceria da Sidel com a B.L. Agro Industries Ltd., uma fabricante indiana de óleos comestíveis, para a qual a Sidel forneceu com sucesso ao longo dos últimos cinco anos três linhas diferentes com abordagens distintas, desafios e objetivos quanto a tamanhos de garrafa, formas, embalagem secundária e velocidade de linha. “A Sidel nos apoiou muito durante todo o processo”, revela Ashish Khandelwal, Executive Director na B.L. Agro. “Poder contar com uma única fornecedora que assumisse toda a responsabilidade pela linha, inclusive pelas embalagens, foi uma ajuda e tanto, especialmente porque tudo que produzimos precisa atender aos mais elevados padrões de qualidade”, acrescenta.

Tanto para a Sidel quanto para a B.L. Agro, a automação e controle de linha estão no âmago do sistema, garantindo o funcionamento contínuo e desempenho geral da linha.“Quanto à eficiência, estamos chegando a 98,5% em nossa primeira linha, operando a 24.000 garrafas por hora (gph) nos nossos formatos pequenos, e 97,6% na segunda, a 6.000 gph nos frascos grandes. Nossa terceira linha está em ramp-up no momento, mas temos total confiança de que a eficiência chegará a 90% daqui a duas ou três semanas”, explica Ashish Khandelwal.

Uma só fornecedora com amplo portfólio adaptado a toda necessidade

A Sidel tem profundo conhecimento de cada etapa da linha, com equipamentos de ponta e tecnologia de última geração.

Na parte úmida da linha, recursos de sopro, enchimento, fechamento e rotulagem têm de estar disponíveis para todo tipo de necessidade ou velocidade, a fim de atender às diversas demandas do mercado. Esse também foi o caso da B.L. Agro nos últimos anos: desde sopradoras independentes capazes de processar garrafas pequenas em alta velocidade ou garrafas grandes com encaixes para a inserção de alças, até soluções Combi de sopro, enchimento e fechamento para reduzir espaço e minimizar o risco de contaminação cruzada, a Sidel realmente mostrou a amplitude de suas aptidões nas instalações da B.L. Agro.

O portfólio da Sidel também garante diversas opções de rotuladoras, para rótulos wrap-around ou autoadesivos, bem como mesas de acumulação e transportadores de garrafas/packs/paletes.

Soluções de fim de linha: flexibilidade em todos os níveis

As soluções de fim de linha, ou seja, as de embalagem secundária, empacotamento com filme termoencolhível e paletização, também são parte crucial da linha completa, especialmente quando há multiplicação de SKUs e a necessária flexibilidade de embalagem delas.

“Para nossas garrafas de 200 mL, 500 mL e 1 L, usamos caixas americanas (RSC), ao passo que para as de 2 L e 5 L usamos folhas wrap-around”, explica Ashish Khandelwal. A Sidel instalou uma armadora de caixas, uma encaixotadora robótica vertical e uma coladora de caixas, atendendo à necessidade de RSC, ao passo que para as outras duas linhas com velocidades drasticamente diferentes, a B.L. Agro escolheu a encaixotadora intermitente Cermex WB46 para linhas de baixa velocidade e a encaixotadora contínua VersaWrap® para a linha de alta velocidade mais recente.

Além de atender às necessidades operacionais com o nível certo de tecnologia, é igualmente significativo que a Sidel tenha realizado adaptações e apoiado a B.L. Agro com o nível esperado de investimento, ou CAPEX.

“Estamos satisfeitos por ter encontrado uma solução de linha completa de um só fornecedor. Nossos custos de produção foram reduzidos drasticamente. Talvez sejamos uma das empresas mais eficientes no setor quanto à higiene bem como eficiência operacional”, conclui Ashish Khandelwal.

Mais detalhes sobre as soluções de linha completa da Sidel para óleos comestíveis estão disponíveis em https://www.sidel.com/en/home-personal-care-pharma-ca-7.