SteadyEDGE é o novo fundo para frascos PET da Sidel

18/05/2017

A solução patenteada SteadyEDGE™ é um fundo exclusivo que oferece aos fabricantes de Produtos Alimentícios, para Casa e de Cuidados Pessoais uma vasta gama de opções para diferenciar as marcas e produzir com a máxima eficiência.

O uso do PET não para de crescer no setor de produtos alimentícios, para casa e cuidados pessoais, tradicionalmente dominado pelo Polietileno de Alta Densidade (PEAD) e pelo Polipropileno (PP). Em 2016, as embalagens PET representaram 29 bilhões de unidades no segmento de Produtos Alimentícios, 7 bilhões no segmento de Cuidados Pessoais e 8 bilhões no de Produtos para Casa.[1] Segundo estimativas, esses números deverão crescer em média 3% nos três segmentos até 2020. Nesses mercados altamente competitivos, o novo fundo SteadyEDGE da Sidel tem boas chances de acelerar a adoção de frascos PET. Além de possibilitar variantes inovadoras e atraentes para o design de embalagens PET, ele assegura uma produção estável e excelente custo-benefício.

Embalagens criativas e diferenciadas

Sidel_SteadyEDGE2

Com o SteadyEDGE, as marcas poderão escolher as formas que preferirem. Essa nova tecnologia de fundo foi projetada para superar o desafio representado pela produção de frascos PET planos, ovais e retangulares, que requerem processos de produção específicos que otimizem a distribuição da resina, para produzir embalagens de alta qualidade. "O SteadyEDGE permite produzir frascos PET de qualidade premium, com contornos mais finos e raio mínimo de apenas 1 mm, muito menor que os 2,5 mm anteriores", explica Pierrick Protais, Responsável pela Inovação de Embalagens da Sidel. Os contornos mais finos dão maior liberdade de design e viabilizam a produção de frascos mais elegantes, dotados de fundos com curvas menos pronunciadas. Além disso, abrem espaço para oportunidades de comercialização de frascos com formas complexas e áreas de aplicação de rótulos mais amplas. Essa tecnologia também garante a produção de frascos de alta qualidade, graças a um processamento preciso, opcionalmente reforçado por um sistema de monitoramento de controle visual do movimento do fundo em cada sopradora.

Embalagens mais estáveis e operabilidade máxima

Sidel_SteadyEDGE_mouldA possibilidade de obter contornos mais finos permite aumentar a área do "anel de sustentação" do fundo e torná-lo mais plano. "Assim, a embalagem ganha em estabilidade, impedindo oscilações indesejáveis e reduzindo a probabilidade de os frascos tombarem", acrescenta Protais. "O SteadyEDGE melhora a estabilidade da embalagem em 35%, independentemente do design." Essa característica se revela útil nas gôndolas de supermercado e também em casa, além disso, aumenta a confiabilidade na linha de produção. Como a probabilidade de queda de embalagens durante o deslocamento entre as diversas máquinas é muito menor, o número de paradas onerosas diminui, o que aumenta significativamente a operabilidade.

Produção econômica e sustentável

Sidel_SteadyEDGE_four_bottlesEssa solução inovadora de acondicionamento otimiza a produtividade e reduz o custo total de propriedade (TCO), garantindo altos padrões de qualidade e confiabilidade. Entre outros benefícios, podemos destacar a possibilidade de criar embalagens até 10% mais leves, graças ao melhor estiramento do fundo. A pressão de sopro é menor, reduzindo o consumo de energia em até 20% durante a produção quando a limitação está ligada ao design do fundo. A solução atinge velocidades de produção até 10% mais elevadas, tendo passado de 1.800 garrafas por hora e por molde para frascos planos com fundo padrão para 2.000 garrafas por hora e por molde com o SteadyEDGE. Graças à melhoria significativa de desempenho de linha, o retorno sobre investimento (ROI) é geralmente alcançado em menos de um ano.

Sopro mais inteligente e rapidez na troca de formatos

O design estreito do fundo, característico dessa solução, é obtido com o novo sistema de moldes de fundo BOSS (Base OverStroke System) patenteado pela Sidel. O BOSS é um pistão ativado na fase de sopro para golpear o fundo. Esse elemento mecânico permite erguer e rebaixar o fundo durante o processo de formação da garrafa, sendo independente da abertura e do fechamento das duas metades do molde.

O BOSS traz flexibilidade e versatilidade à produção, permitindo efetuar trocas rápidas de moldes e garantindo a operabilidade máxima. As trocas "BOSS-BOSS" podem ser efetuadas em apenas 3 minutos, e as "BOSS-outros sistemas", em 11 minutos. Fácil de implantar e de adaptar ao equipamento existente, a nova solução BOSS da Sidel é totalmente compatível com as sopradoras Sidel Universal. Atualmente, o sistema é usado por clientes de vários países, com mais de 200 milhões de frascos já produzidos e, em breve, também poderá equipar as sopradoras Sidel Matrix™.

[1] Euromonitor 2016

Comunicado de imprensa para descarregar.