Empresa Britânica de água de nascente investe na segunda linha PET completa Sidel Matrix

11/02/2016

A linha de envase de água com e sem gás opera com a última geração de equipamentos Sidel Matrix™. Com sua aquisição, a Montgomery Waters poderá aumentar sua capacidade de produção e flexibilidade, além de garantir a alta qualidade de seus produtos.

A empresa, sediada no País de Gales, possui várias fontes de água mineral e de nascente destinadas ao fornecimento de água sem gás, com gás, aromatizada e enriquecida com vitaminas, das marcas Aquaroma, Celtic Spring e Aquavit, além da profícua atividade de envase para marcas de outros fabricantes. Entre os clientes da Montgomery Waters atuando no competitivo mercado de água engarrafada do Reino Unido, que representa 2 bilhões de euros, encontram-se vários líderes do setor varejista, redes de academias esportivas e hotéis.

"Em 2012, integramos o sopro e atualizamos nossa rotulagem com o upgrade das linhas de alta velocidade existentes, aumentando a capacidade de produção em 50%, com um Sidel Matrix Combi, uma rotuladora e esteiras transportadoras da Sidel. Com o crescimento da demanda tanto dos consumidores como dos clientes, precisávamos investir numa linha adicional, que oferecesse a máxima maneabilidade e pudesse ser integrada às soluções já instaladas para proporcionar flexibilidade aos operadores em todas as nossas linhas, reduzir a necessidade de treinamento e baixar os custos de manutenção. Estas foram as duas principais razões que nos levaram a selecionar o equipamento Sidel Matrix - além do fato de estarmos plenamente satisfeitos com o serviço oferecido pela Sidel em nossas instalações", explicou Paul Delves, Diretor Executivo da Montgomery Waters.

A opção por uma solução de linha PET completa envolve muito mais que os módulos independentes que a formam. Sua abrangência é vasta: desde o projeto da embalagem até o processo do equipamento, o desenho e o abastecimento da linha, a análise da gestão da produtividade e o foco permanente na melhoria do desempenho da linha de produção. A solução deve ser planejada como um todo para responder aos desafios da cadeia de fornecimento, e seu principal objetivo é obter sempre o menor custo total de propriedade (TCO).

A nova solução de linha completa inclui a última geração da mais avançada tecnologia de equipamentos Sidel Matrix: o Combi, sistema compacto dotado das funções de sopro, enchimento e fechamento, que dispõe de uma sopradora Sidel Matrix SBO14 e uma enchedora Sidel Matrix SF300 FM, além da rotuladora rollfed Sidel Matrix SL70, esteiras transportadoras, envolvedora de filme termoencolhível e equipamento de paletização. O sistema Sidel Matrix Combi tem uma versão com mistura e enchimento do Sidel Matrix Carbonator, que utiliza apenas um tanque acumulador, reduzindo o consumo de CO2, bem como o impacto ambiental do equipamento. As 70 válvulas de enchimento são equipadas com medidores de vazão magnéticos, controlados eletronicamente para assegurar o volume preciso do enchimento da garrafa PET, evitando transbordamentos e desperdício de líquido. A rotuladora rollfed Sidel Matrix é altamente modular, podendo ser instalada em diferentes configurações e reconfigurada com facilidade. As trocas de formato são 30% mais rápidas que nas rotuladoras das gerações anteriores, e a manutenção requer um tempo de inatividade 40% mais curto. Com a instalação da nova linha completa, a Montgomery Waters poderá produzir garrafas PET para água em quatro formatos (de 330 ml a 2 l), em velocidades de até 31 mil garrafas por hora (gph).

"Estamos entusiasmados com o crescimento da Montgomery Waters. A empresa avança de sucesso em sucesso, porém, precisa manter sua flexibilidade em um mercado altamente competitivo. A opção pelo equipamento Sidel Matrix permite gerar valor agregado desde a primeira etapa do processo", comentou David May, Account Manager da Sidel UK.

As vendas de água engarrafada continuam a aumentar no mundo inteiro. Durante o quinquênio de 2007 a 2012, o crescimento foi de 28% e, segundo estimativas, a taxa de crescimento anual composta chegará a 5% de 2014 a 2018[1]. Essa alta é atribuída à opção por um modo de vida mais saudável e ao fato de os consumidores buscarem maneiras mais naturais de se hidratar.

Linha de produção PET com tecnologia avançada

Equipado com a mais recente e comprovada geração modular de equipamentos de envase em PET, o sistema Sidel Matrix oferece melhor desempenho, curtíssimo tempo de troca de formatos, forno mais eficiente e melhor tempo de atividade.

Reunindo todos os benefícios da inovação em sopro e enchimento do Sidel Matrix em uma solução de alto impacto, o sistema totalmente integrado de sopro, enchimento e fechamento Sidel Matrix Combi melhora a higiene e ainda reduz os custos de envase de bebidas com e sem gás. Graças à sua eficiência global, seu design ergonômico e higiênico, suas dimensões compactas, à fácil manutenção e ao menor consumo de energia, além dos avanços em termos de velocidade e manutenção da rotuladora rollfed Sidel Matrix, a solução de linha PET completa contribuirá para o aumento real da produtividade da Montgomery Waters.

[1] Euromonitor International

Download the press release