NOVA EMPRESA TAILANDESA ESCOLHE A SIDEL PARA A PRIMEIRA LINHA DE ENVASE ASSÉPTICO DE ALTA VELOCIDADE DO PAÍS

10/03/14

A instalação se destinava à General Beverage Company Limited, constituída para atender a todo o sudeste asiático. Ao fundar a nova empresa em seu país natal, o empresário tailandês Pongsakorn Pongsak entrou pela primeira vez na indústria de bebidas. Ao fazer isso, recorreu também à Sidel pela pela primeira vez, a fim de encomendar uma solução completa de linha de embalagem PET asséptica.

Da indústria têxtil ao envase asséptico

Paralelamente a outras participações em negócios do ramo têxtil, Kitti Pongsakdi (pai de Pongsakorn) criou originalmente a empresa têxtil Suwan Spinning and Weaving, da qual é fundador e proprietário, e que é atualmente uma das maiores fabricantes de fios e tecidos da Tailândia. Com este último empreendimento na indústria de bebidas realizado por Pongsakorn Pongsak, a General Beverage Company se tornou co-packer dos maiores produtores de bebidas da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático).

Sidel General Beverage Thailand WorkesUm fornecedor para fornecer a solução completa certa

Após uma visita ao estande na Anuga 2012, na Alemanha, a maior feira de alimentos e bebidas do mundo, os altos dirigentes da General Beverage conheceram a tecnologia da Sidel e viram pela primeira vez o processo de enchimento asséptico. Interessaram-se pela enchedora asséptica da Sidel e pelas capacidade tecnológica geral da empresa. Diversas reuniões e discussões sobre o projeto foram realizadas com a equipe especializada da Sidel para estudar a solução mais adaptada para as necessidades do cliente. A empresa de Pongsakorn Pongsak, General Beverage, estava em busca de um fornecedor que pudesse propor uma solução completa segura e flexível para produzir uma grande variedade de bebidas de alta qualidade, como café, chá, leite e sucos de frutas. O produtor tailandês escolheu trabalhar em parceria com a Sidel para importar praticamente todos os seus equipamentos de embalagem. Assim, a Sidel projetou, fabricou, forneceu, instalou e comissionou toda a linha de envase

Três fases distintas de desenvolvimento

A planta, localizada em Bangcoc, a apenas 60 km do escritório local da Sidel, está sendo construída a um custo de aproximadamente 120 milhões de euros (160 milhões de dólares) em três fases distintas. A primeira fase, já finalizada, equipou o país com a linha de produção mais rápida do país para o envase asséptico em garrafas PET, incluindo: uma sopradora Sidel SBO20 Universal2eco, equipada com o sistema Ecoven que reduz o consumo de energia; a primeira enchedora asséptica da Sidel capaz de processar partículas de 5 mm x 5 mm x 5 mm de tamanho, ligada a um alimentador de tampas Aidlin Eco.

Ela possui uma capacidade de produção de 40.000 garrafas por hora e o sistema de produção mais avançado e ecológico da região. A segunda fase da fábrica terminará em meados de 2014, e a terceira e última fase está programada para ser concluída nos próximos cinco anos. A empresa realizou eventos itinerantes em todo o país e em outras nações do sudeste asiático para divulgar a sua presença como fornecedor de vários produtos acondicionados, incluindo café, chá, leite e sucos de frutas, de mais de 20 marcas locais e estrangeiras.

Sidel General Beverage Thailand EquipmentCo-packer com alta tecnologia para toda a região ASEAN

A planta especialmente construída da General Beverage foi estabelecida no distrito de Sam Phran de Nakhon Pathom para dinamizar o mercado com suas inovadoras instalações de embalagem para produtos alimentícios seguros e de alta qualidade. A empresa oferece seus serviços de envase asséptico em PET a grandes indústrias domésticas e de mercados internacionais próximos, na qualidade de co-packer dotado de alta tecnologia. A linha pode processar grandes volumes de bebidas de alta qualidade com alta ou baixa acidez, incluindo os produtos mais sensíveis. Esta foi a primeiríssima linha asséptica da Sidel a ser instalada na Tailândia, onde o clima tropical torna a produção asséptica ainda mais desafiadora. A linha está configurada atualmente para produzir uma bebida nutritiva com alto teor de fibras dietéticas (suco de uvas brancas com pedaços de Aloe vera), iogurte e leite em formato de 280 ml, e com chá-verde e suco em formato maior de 350 ml. Sendo nova na indústria de bebidas, a decisão da empresa de envasar produtos tão sensíveis foi bastante arrojada, já que ela deve contar com o conhecimento especializado necessário para estabelecer e manter os mais rigorosos padrões de segurança alimentar para proteger a integridade dos produtos acondicionados. No entanto, graças a uma estreita colaboração com a Sidel e com base na vasta experiência e competência no desenvolvimento de soluções para a produção asséptica, os desafios foram facilmente superados.

Kongkiat Ramphaisri, South East Asia Pacific (SEAP) Zone Business Development for Sensitive Products da Sidel, comentou a respeito do projeto: "Trabalhamos em estreita colaboração com a General Beverage para avaliar as características de seus produtos, os materiais de embalagem, designs das garrafas e tecnologias de enchimento asséptico. Graças a isso, pudemos assegurar a mais alta qualidade, higiene e segurança alimentar, além de uma eficiência otimizada da linha de produção."

Ajudando a estimular um mercado já em crescimento

A General Beverage está se posicionando como uma empresa que dinamizará o mercado de bebidas da região SEAP, adotando estratégias de embalagem inovadoras e oferecendo produtos de alta qualidade. Na região, as previsões apontam um crescimento de 4% a.a. para os sucos, chás e bebidas esportivas durante os próximos 4 anos, com um aumento da parcela de mercado das garrafas PET de 6% no setor, já que os consumidores, cada vez mais, estão considerando este material mais prático e mais leve que o vidro e mais higiênico que o HDPE.

Comunicado de imprensa para descarregar

HD pictures para descarregar.