EvoFILL PET da Sidel – a resposta absoluta para a melhoria da qualidade de água em um aparelho compacto

A Sidel está apresentando a EvoFILL PET, a sua nova enchedora para água e bebidas sem gás. O novo design compacto oferece maior higiene e qualidade, enquanto melhora a sustentabilidade e contribui para a redução do custo total da propriedade.

Com a EvoFILL PET, a Sidel, líder em soluções de embalagem, deu mais um passo à frente com suas inovações de envase. Uma enchedora compacta, eficaz para produção em altas velocidades de até 90.000 garrafas por hora (bph) e ocupando menos 15% do espaço.

“A configuração simplificada da EvoFILL PET — que inclui rodas estreladas de transferência em menor número, e uma mesa frontal e a unidade de processamento mais compactas — facilita a operação, a manutenção e a limpeza”, explica Tommaso Tegoni, Product Manager Filling da Sidel. “Esses fatores contribuem para obter a higiene ideal, o que é muito importante para todos os nossos clientes. A sua sistematização única torna esse aparelho o melhor da sua categoria."

Adequada para o mercado em crescimento

O setor da água está ampliando rapidamente, especialmente em alguns países como a China, a Índia e a Turquia — onde é a categoria que mais cresce — impulsionando o crescimento da demanda por PET. As opções de embalagem do consumidor são influenciadas por vários fatores, incluindo necessidades ergonômicas, preferências de estilo de vida, alegações de sustentabilidade e restrições orçamentárias. Os clientes devem considerar também a legislação local, o posicionamento do produto, a logística e a evolução das percepções dos consumidores. O consumo de embalagens tamanho família está aumentando notavelmente, enquanto a demanda por formatos de dose individual está diminuindo. A saúde e o preço continuam a ser considerações fundamentais para a água engarrafada.[1]

O ambiente controlado melhora a qualidade

O design ergonômico garante um desempenho consistente e repetível que pode ser usado por operadores de todos os níveis de habilidade. O recipiente de enchimento reduzido da EvoFILL PET oferece um ambiente controlado onde ocorre o enchimento sem contato com o fluxímetro, garantindo a segurança e a qualidade do produto, enquanto preserva a integridade da garrafa com um manuseio mais suave do gargalo. Começando em 24 válvulas de enchimento e escalando até 144, com vários tamanhos de diâmetro de passo e enchimento, a EvoFILL PET pode lidar com uma ampla gama de velocidades, bem como tamanhos de garrafa de 0,1 a 10 litros.

Flexibilidade para definir diversas configurações

As trocas de formato foram ainda mais simplificadas em ambos os modos, manual e automático, e podem ser realizadas em menos de cinco minutos. A enchedora pode ser integrada aos sistemas completos Combi e Super Combi da Sidel e também pode ser vinculada à plataforma de inteligência digital Evo-ON® da Sidel para o monitoramento e melhoras de todos os aspectos dos parâmetros de envase e desempenho.

Produtividade e sustentabilidade melhoradas

A EvoFILL PET foi concebida para aumentar a produtividade nas linhas de envase de água na PET. A acessibilidade aprimorada permite operações de limpeza e mudanças mais rápidas dos formatos, reduzindo o tempo de inatividade. A limpeza se tornou mais sustentável também: o sistema CIP integrado reduz a energia em cerca de 25% [2], além de reduzir o consumo de água e produtos químicos em 12% [3] na limpeza externa. O tamanho compacto da EvoFILL PET traz mais benefícios de sustentabilidade, com menos componentes o que resulta em menos necessidade de manutenção.

Menor custo total de propriedade (TCO) garantido

O novo design da EvoFILL PET, os custos operacionais mais baixos e o tempo de inatividade planejado reduzido resultam em um custo total de propriedade (TCO) mais baixo. A EvoFILL PET é construída de modo sólido para ter uma vida útil prolongada, permitindo que os clientes contem com a sua operação confiável – com taxas de eficiência de até 99% – nos anos seguintes.

[1] (Fontes: Tamanhos do Mercado Mintel e a velocidade da luz/Mintel [Mintel Market Sizes and Lightspeed/Mintel])
[2] Potência instalada de 120kW a 90kW vs modelos anteriores
[3] Avaliação com base no processo COP de 3 etapas – uso da garrafa, enchedora tamanho médio (Dp2880) [Evaluation based on 3 step COP process – bottle way, average filler size (Dp2880)]