A Sidel faz parceria com a EcoVadis para estar na vanguarda da cadeia sustentável de suprimentos

A EcoVadis, empresa de avaliação de sustentabilidade, irá mapear e avaliar o desempenho ambiental, social e ético dos fornecedores da Sidel como parte de sua nova estratégia de cadeia de suprimentos.

A EcoVadis conta com mais de 17 anos de experiência em avaliação de sustentabilidade da cadeia de suprimentos e avaliou mais de 125 mil empresas. A organização avalia as empresas com base em quatro categorias principais: impacto ambiental, padrões de trabalho e direitos humanos, ética e práticas de compras sustentáveis.

Francesca Bellucci, Head of ESG (Environmental, Social and Governance) da Sidel, comentou: "Nossa estratégia de cadeia de suprimentos sustentável é fundamental para nossas práticas de ESG: mais de 10% de nossas emissões de gases de efeito estufa ocorrem no início, e assumimos total responsabilidade pela aplicação dos direitos humanos em toda a cadeia de valor. Relacionamentos sólidos com os fornecedores são essenciais para atingirmos nossos ambiciosos objetivos de ESG."

Comunicação é a chave

"Já incentivamos nossos fornecedores a participar de campanhas como SEDEX (Troca de Divulgação Ética de Fornecedores) e CDP (Projeto de Divulgação de Carbono) e, em 2023, fizemos a transição de nossas avaliações de sustentabilidade para a EcoVadis. Nosso objetivo é ter nossos fornecedores engajados na plataforma da EcoVadis para envolver ainda mais nossos parceiros no roteiro de sustentabilidade", acrescenta Lisete Pereira, Responsible Sourcing and Project Manager da Sidel.

Conforme destacado no Relatório ESG 2022 da Sidel, essa nova iniciativa também apoiará a conformidade da empresa com os princípios do Acordo Verde criados pela Comissão da UE, incluindo a Diretiva Comunicação de Informações sobre Sustentabilidade das Empresas aprovada pelo parlamento da UE em 10 de novembro de 2022.

Consagrando a sustentabilidade

Por meio da parceria com a EcoVadis, a Sidel está confiante de que será capaz de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa nos bens e serviços que adquire em quase 30% até 2030, em comparação com a base de referência de 2019, bem como consagrar o respeito pelos direitos humanos e a governança baseada na ética ao longo de toda a cadeia de suprimentos.

Julien Carboni, Executivo de Contas Estratégicas da EcoVadis, acrescenta: "A comunicação e a ação colaborativa são as chaves para o sucesso no apoio aos fornecedores para que adotem práticas de sustentabilidade. Trabalhando com a EcoVadis, os fornecedores da Sidel podem atender aos crescentes requisitos regulatórios e devidas diligências, demonstrando ao mesmo tempo seu compromisso de sustentabilidade com seus clientes com uma avaliação de sustentabilidade de confiança."

"Na Sidel, acreditamos que uma colaboração saudável e transparente na inteira cadeia de valor é a única maneira de enfrentar o desafio de criar um futuro mais ecológico e melhor para todos", conclui Francesca Bellucci.