Charbonneaux-Brabant aproveita febre de vinagre branco com uma linha completa de PET da Sidel

A crescente demanda de vinagre branco levou a Charbonneaux-Brabant, importante empresa embaladora de condimentos e temperos, a instalar uma linha PET completa da Sidel em sua nova fábrica em Vauvert, sul da França. Nela, vinagre branco é agora envasado nos formatos de 1 L e 1,5 L, habilitando a empresa a oferecer o alto nível de flexibilidade exigido por sua cadeia de suprimento e rede de distribuição.

Nos últimos anos, houve um enorme aumento no uso de vinagre branco na França e por toda a Europa. Essa tendência tem crescido especialmente porque ele está sendo usado cada vez mais como produto de limpeza eficaz e natural, não só na preparação de alimentos, confirmando a generalização no uso de produtos domésticos naturais.1 Entre esses produtos de limpeza naturais, como bicarbonato de sódio ou álcool para assepsia, o vinagre branco permanece uma escolha muito acessível em um mercado altamente competitivo.

A Charbonneaux-Brabant, uma empresa de propriedade familiar desde sua fundação em Reims em 1797, é uma protagonista de história na produção de vinagre natural e produtos de limpeza. Mais recentemente, a empresa passou a embalar e distribuir solventes, substâncias químicas e produtos sem álcool. Antigamente, a capacidade de produção da Charbonneaux-Brabant era mantida por três fábricas na França: a sede e local histórico em Reims (leste da França), e duas outras fábricas — uma em Carvin (norte da França) e outra em Nantes (oeste da França). “Todas essas unidades estavam quase sobrecarregadas e incapazes de atender à crescente demanda de vinagre branco sem risco de déficit de produção”, explica Loïc Dionis, Industrial Director na Charbonneaux-Brabant.

Estamos muito satisfeitos com a facilidade de operação, confiabilidade e flexibilidade oferecida pela solução. O processo foi muito tranquilo: pré-contratação, gestão de projeto e pós-venda — sempre com um só contato por fase. Isso nos permitiu focar mais na construção, que ocorria ao mesmo tempo.

Loïc Dionis
Industrial Director na Charbonneaux-Brabant

Necessidade de alto nível de flexibilidade

Ao avaliar a situação nas três fábricas, a Charbonneaux-Brabant queria aliviar a pressão quanto à capacidade produtiva que enfrentavam e continuar a ampliar sua rede em um mercado cujos custos de distribuição representam uma restrição significativa e no qual a produção local é fundamental para o bom êxito. Loïc explica: “Decidimos ampliar nossas instalações em Vauvert (sul da França), onde só estávamos produzindo vinagre em barris anteriormente.”

Ao estabelecer a nova área de embalagem, a Charbonneaux-Brabant levou em conta cuidadosamente sua posição peculiar no mercado: a empresa se encontra numa encruzilhada de diversas fontes de inspiração, desafios e necessidades do setor. Por um lado, o vinagre para alimentação aproveita processos de embalagem em PET muito similares aos de óleos comestíveis, molhos e condimentos. Por outro, o vinagre como produto para cuidados domésticos tem uma alta acidez que afeta a estrutura dos equipamentos e, parcialmente, até mesmo o processo.

Loïc Leon, Sidel Key Account Manager, explica: “A Charbonneaux-Brabant queria ser uma das primeiras empresas a aplicar a metodologia e abordagem dos setores de óleo comestível e água, onde o sopro de garrafas PET em linha e soluções completas de pronto uso são elementos fundamentais para o bom desempenho, graças a uma linha de produção de vinagre totalmente automática, de alta velocidade e flexível.”

A protagonista em embalagem de condimentos e temperos tinha de lidar com outro desafio: estabelecer uma produção flexível e sincronizar paralelamente a entrega e instalação de uma linha PET completa nova além da construção da própria fábrica, que ocorria ao mesmo tempo. Loïc Dionis destaca a necessidade de flexibilidade e agilidade que precisava ser atendida: “Nossos produtos — comercializados em dois formatos de garrafas, 1 L e 1,5 L — são distribuídos com nossa própria marca e também com diversas marcas próprias ou de supermercados. Além disso, nossas garrafas são agrupadas em packs de seis, nove ou doze, em folhas wrap-around inteiras ou em filme termoencolhível. E por último, precisávamos de dez configurações de paletização diferentes com quatro padrões de paletes.” Portanto, dois fatores eram absolutamente cruciais nesta linha: a capacidade de lidar com o número de combinações processadas — incluindo a velocidade de troca relacionada — bem como a repetibilidade do processo.

Nova linha PET completa a 23.000 garrafas por hora

Para atender aos requisitos do cliente, a Sidel forneceu uma linha PET completa concebida com sua enorme experiência nos ramos de óleo comestível e água, aplicando também seu know-how abrangente da indústria de cuidados domésticos. A linha, que produz atualmente 23.000 garrafas por hora2 com eficiência de 90%, conta com uma Sidel Matrix™ Combi, que ajuda a reduzir o espaço ocupado e os custos operacionais. Equipada com um sistema de vácuo no topo da enchedora, ela é capaz de sugar vapor ácido a fim de evitar o desenvolvimento de corrosão na parte de sopro.

Atendendo ainda mais a necessidade da Charbonneaux de uma produção altamente flexível, a Sidel forneceu uma rotuladora de cola fria capaz de processar uma grande variedade de rótulos. Quanto às necessidades de embalagem secundária do cliente, a Sidel forneceu uma solução de sobre-embalagem com duas máquinas trabalhando em paralelo: uma empacotadora contínua para folhas wrap-around inteiras a 37,5 caixas/minuto e uma empacotadora de filme termoencolhível, para acondicionar as garrafas em packs com filme termoencolhível. Para o fim de linha, foi instalada uma paletizadora camada por camada, equipada com um confiável sistema de alimentação com espaçamento eletrônico seguro, para garantir plenamente a integridade dos packs. E por fim, a linha também inclui transportadores com lubrificação a seco e todo o sistema de controle e rastreabilidade com marcação, verificação de peso, impressão de caixas, bem como rotulagem de packs e paletes.

Preparada para o futuro

“De modo geral, estamos muito satisfeitos com a facilidade de operação, confiabilidade e flexibilidade oferecida pela solução. O processo foi muito tranquilo: pré-contratação, gestão de projeto e pós-venda — sempre com um só contato por fase. Isso nos permitiu focar mais na construção, que ocorria ao mesmo tempo. Senti muita segurança na capacidade da Sidel de corresponder às nossas expectativas e cumprir nossos prazos. E preciso dizer que o suporte oferecido no local durante e após o comissionamento foi absolutamente incrível”, conclui Loïc Dionis.

A nova linha PET completa dará conta do aumento de capacidade produtiva necessário para acompanhar as projeções de venda do vinagre branco, permitindo à Charbonneaux realizar seus ambiciosos planos.

1 https://www.planetoscope.com/hygiene-beaute/1999-la-consommation-de-vinaigre-blanc-en-france.html
2 30.000 gph com sobrevelocidade