A Sidel dá importante contribuição para os objetivos de higiene e sustentabilidade da água mineral com e sem gás da Apemin Tusnad na Romênia

A Apemin Tusnad, famosa empresa romena de água mineral, investiu na linha de PET completa da Sidel para produção de água mineral com e sem gás a fim de atender à mudança na demanda do mercado, bem como a suas metas de sustentabilidade. Graças à solução Sidel Combi SF300, que opera a 18.000 garrafas por hora (gph), e às inovações de embalagem na forma de redução de peso e da rosca do gargalo, um impacto ambiental menor foi gerado, proporcionando uma economia média de 5% no consumo de plástico para cada garrafa e um elevado padrão de higiene.

Fundada em 1999, a Apemin Tusnad é uma das principais engarrafadoras de água mineral na Romênia, com investimentos em tecnologia de mais de 30 milhões de euros desde a fundação da empresa e uma capacidade de produção de 50.000 litros por hora. A empresa é proprietária de três marcas: Tusnad, Artesia e Izvorul Ascuns. A Apemin Tusnad utiliza água mineral subterrânea originária das profundezas das cordilheiras vulcânicas Harghita, uma região montanhosa em que a natureza permanece intocada. A alta qualidade da água mineral é reconhecida desde o século XVI.

A empresa privada trabalha em harmonia com o meio ambiente e visa fornecer a mais pura água aos consumidores. Para sustentar essa missão, é crucial não só proteger a fonte de água desde sua origem, mas também garantir a higiene do inteiro processo de envase.

Em 2020, a participação da água engarrafada no mercado de bebidas não alcoólicas em milhões de litros na Romênia foi de 51%[1]. Além disso, os consumidores prestam mais atenção à qualidade superior da água e, devido à importância cada vez maior da praticidade, o consumo de bebidas “para levar” também tem prosperado.

Gyarfas Kurko
Proprietário da Apemin Tusnad

Higiene de mãos dadas com a sustentabilidade

A parceria com a Sidel começou em 2003, quando a primeira linha de PET totalmente automática foi instalada na fábrica da Tusnad. Após visita consultiva à Itália em 2019, a empresa recorreu novamente à Sidel para melhorar seu desempenho com uma nova linha de PET.

A empresa decidiu investir em uma nova linha de PET Sidel Combi para água mineral com e sem gás, devido a seus altos padrões técnicos e de higiene. Todas as operações de formação, enchimento e fechamento da garrafa são realizadas em um sistema totalmente integrado e automatizado. Assim, o circuito inteiro de envase da água mineral — desde o aquífero até o ambiente de enchimento isolado — ocorre em um sistema controlado, sem nenhuma interação biológica externa. Além disso, a enchedora Sidel SF300 com seu compartimento reduzido ajuda a preservar a pureza e característica mineral da água por manter o ambiente de enchimento compacto e em sobrepressão constante com filtros HEPA, garantindo os mais elevados padrões de higiene.

Em harmonia com a deferência à natureza, a solução Sidel BlendFill, que integra enchedora e carbonatador, também contribui para os planos sustentáveis da Apemin Tusnad, já que exige menos componentes e funções, além de reduzir o consumo de CO2, gerando uma pegada de carbono menor. Além disso, desde 2020, todas as marcas da Apemin Tusnad têm sido produzidas com preformas mais leves e roscas de gargalo mais curtas, atingindo uma economia média de 5% no consumo de plástico em cada garrafa.

Flexibilidade de produção e serviços locais inspiram confiança

A nova linha de PET completa para água com e sem gás pode operar a até 18.000 gph e é compatível com diversos formatos de 0,5 L a 2,5 L, aumentando a capacidade de produção em até 40%.

“Escolhemos a Sidel não só por causa de sua solidez em soluções de PET, mas também devido ao excelente serviço local que ela oferece. Ao longo de toda a fase de pré-contratação e execução, percebemos o alto nível de profissionalismo da equipe da Sidel, com comunicação clara e suporte atencioso. Essa é a sinergia que buscamos em uma parceira”, conclui Gyarfas Kurko, proprietário da Apemin Tusnad.