Ano recorde para a tecnologia de descontaminação seca de preformas da Sidel

26/01/2015

Nesse ano, as vendas no mundo inteiro praticamente dobraram em comparação com 2013.  Para alcançar esse crescimento, a Predis ajudou a produzir bebidas com segurança, reduzindo custos e melhorando o desempenho ambiental dos engarrafadores que investiram nessa tecnologia.

Há mais de 15 anos, a Sidel foi a primeira empresa a perceber que era mais simples e mais seguro descontaminar a preforma - visto que ela é menor e tem uma única superfície reta - ao invés da garrafa.  A esterilização da preforma é um método fácil para a produção segura de bebidas sensíveis.

Quando a solução de descontaminação seca de preformas foi lançada em 2006, o mercado era dominado por soluções tradicionais baseadas na descontaminação úmida de garrafas.  A Predis foi um grande avanço e se tornou inevitavelmente o padrão aceito pela indústria de bebidas.  Desde então, a Sidel tem desfrutado uma posição de liderança em tecnologia de produção de bebidas e soluções para envase de líquidos, e suas vendas não pararam de crescer à medida que as empresas em todo o mundo passaram a reconhecer os benefícios obtidos. O fato das vendas terem praticamente dobrado em relação ao ano anterior mostra claramente a aprovação desta tecnologia exclusiva por parte de importantes empresas de bebidas e laticínios, muitas das quais produzem para marcas líderes.

Segurança alimentar para todas as aplicações de bebidas mundialmente

Os sistemas Sidel Predis vendidos em 2014 serão utilizados no envase de uma ampla variedade de produtos, desde sucos; bebidas prontas; isotônicos; bebidas funcionais; água mineral, aromatizada e de coco; até bebidas lácteas, incluindo o leite UHT.  Isso demonstra a versatilidade de produção dessa descontaminação seca de preformas em termos de aplicações, quer seja usada em unidades de envase asséptico ou ultralimpas.  Ela também pode ser associada à Sidel Capdis™ para a esterilização de tampas.  Visando oferecer a flexibilidade para atender aos vários tipos de aplicações, a Sidel Predis foi vendida em diversas configurações de equipamentos no ano passado, principalmente na solução asséptica integrada de sopro-enchimento-fechamento Combi Predis FMa da Sidel.

Predis sales combi preformAlessandro Paini, Vice President of Product Management da Sidel, comenta:  "Com mais de 40 anos de experiência em soluções de envase asséptico de bebidas e laticínios, a Sidel tem uma posição de liderança em tecnologia de produção e soluções para envase de líquidos.  A Predis protege marcas, garantindo a completa integridade e a segurança do produto.  Ela também pode auxiliar na reformulação mais natural de produtos sensíveis que antes exigiam a adição de conservantes para manter a segurança alimentar.  É a solução ideal para produtos distribuídos à temperatura ambiente, e no caso de produtos refrigerados durante a distribuição, pode certamente prolongar o prazo de validade".

Além de novos clientes que adotaram essa tecnologia para garantir segurança em seus processos de produção, houveram também diversos pedidos repetidos em 2014.  Grandes nomes da indústria de bebidas no mundo inteiro que já implementaram e desfrutaram do sucesso da Predis renovaram sua confiança em suas capacidades.  Isso é uma prova do sucesso que essa tecnologia já proporcionou às linhas de produção devido a cumprir os requisitos de design higiênico para a produção segura de bebidas lácteas e outras.  Com mais de 19 bilhões de garrafas seguras produzidas no mundo até o momento e mais de 90 linhas de produção equipadas com descontaminação de preformas, a Sidel conquistou um alto nível de satisfação dos clientes, que, essencialmente, é o melhor indicador da confiabilidade dessa tecnologia.  Em 2014, os investimentos na tecnologia Sidel Predis vieram do mundo todo, da China ao sudeste asiático, e da Europa às Américas.

Vantagens ambientais e econômicas comprovadas em diversas aplicações no mercado

Predis sales combiOs sistemas totalmente a seco Predis e Capdis possibilitam a descontaminação completa de todos os tipos de preformas e tampas através de uma solução integrada de sopro-enchimento-fechamento.  Isso oferece vantagens tanto econômicas como ambientais já comprovadas em muitos projetos internacionalmente, conforme salientado por Arnaud Poupet, Product Manager for Predis da Sidel:  "Usando o vapor de peróxido de hidrogênio, o sistemaPredis elimina a necessidade de água e utiliza apenas uma pequena quantidade de produtos químicos.  Isso proporciona não só economia ao fornecer uma completa descontaminação, mas também benefícios ambientais significativos.  Os sistemas em uso no mundo inteiro contribuem para iniciativas de sustentabilidade. Desde que começaram a ser utilizados, eles já economizaram mais de 2 bilhões de litros de água em comparação com os sistemas tradicionais de enchimento asséptico."

Quando se trata de produção asséptica e ultralimpa, a solução Combi Predis FMa garante a total esterilização da embalagem em uma única máquina, oferecendo uma alternativa de produção competitiva para proteger a integridade e a segurança de qualquer bebida - de baixa ou alta acidez - distribuída à temperatura ambiente.  Os fabricantes de bebidas podem calcular a economia que poderia ser alcançada se produzissem sua bebida em PET na solução Sidel Combi com descontaminação seca de preformas.  A calculadora online está disponível em www.sidel.pt/economize-com-asseptica. Após selecionar os critérios de: tipo de produção usada atualmente, quantidade de garrafas a serem produzidas por ano, e o formato e peso da garrafa; a economia pode ser calculada em termos de consumo de PET, eletricidade, água e produtos químicos.

Liberdade de design da garrafa

Visto que a descontaminação ocorre no estágio de preforma, a garrafa soprada resultante não foi submetida a nenhum estresse térmico.  Isso proporciona aos projetistas total liberdade ao criar o modelo da garrafa, e permite quase qualquer tipo de formato complexo de garrafa - redonda ou quadrada, pequena ou grande, em tamanhos diferentes de 200 ml a 2 l, com produção de 10.000 até 52.000 garrafas por hora.  O sistema de transferência contínua pelo gargalo e a ausência de estresse térmico da garrafa também significam que há menos restrições em termos de redução de peso da garrafa, o que é chamado pela Sidel de "liberdade de formato total".  Os produtores de bebidas também podem personalizar as suas garrafas com uma ampla gama de tampas planas e esportivas.

Fazer simples, manter simples

O que é notável na solução asséptica Combi com descontaminação seca de preformas é que ela foi desenvolvida para garantir a segurança alimentar, além de ser fácil de operar e também manter a flexibilidade e simplicidade exigida pelos engarrafadores.  A filosofia de "fazer simples, manter simples" decorre do fato de que a melhor garantia para a segurança dos alimentos é a simplicidade, porque os funcionários devem operar e manter a linha empregando Boas Práticas de Fabricação (BPF), relevantes e simples.  É por isso que uma esterilização ou configuração complexa não é necessária na etapa de sopro, visto que a preforma é descontaminada com peróxido de hidrogênio (H₂O₂) antes de ser aquecida no forno para ativar o H₂O₂ através do estágio existente de aquecimento da preforma.  Isto resulta em um menor risco de remanescência de resíduos de peróxido na preforma.  Esta solução simples e eficiente, incluindo apenas algumas características técnicas como o tratamento de ar filtrado, UV-c e descontaminação de superfícies na etapa de sopro, já foi devidamente testada e aprovada em fábricas em todo o mundo, e os clientes satisfeitos relataram a completa segurança e qualidade dos produtos.

Comunicado de imprensa para descarregar.