Sidel revela Cermex ProSelex®, novo módulo de alimentação para encaixotamento de frascos com formas complexas

Na Interpack, a Sidel revelará a nova geração de seu sistema de agrupamento flexível para garrafas de formas complexas e instáveis, a Cermex ProSelex®. Esse equipamento cuidadoso e funcional de agrupamento é projetado para integração com qualquer tipo de encaixotadora e proporciona extrema eficiência, alta disponibilidade e maior operabilidade.

Agindo como módulo integrado de uma encaixotadora que recebe produtos de uma pista anterior, a mais recente Cermex ProSelex® define o passo, agrupa e prepara os lotes de frascos de forma contínua antes de serem transferidos e encaixotados. Com base em um processo cinemático simplificado e funcional, essa nova geração é um avanço em relação ao desempenho do módulo anterior, com uma capacidade de velocidade maior, de até 300 produtos por minuto, além de ser mais compacta. A produtividade também aumenta devido à economia de tempo proporcionada pela redução no tempo de troca de formato, graças ao um processo simplificado e repetível para os operadores. Em média, uma troca de formato leva entre 1 minuto, para um novo agrupamento, e 2 minutos e 30 segundos, para uma troca completa de frasco. Devido ao pequeno número de peças de troca necessárias, o módulo também proporciona eficiência significativa quanto aos custos, bem como otimização geral do time-to-market para qualquer novo formato necessário no futuro.

Adaptada perfeitamente para atender ao processamento seguro de garrafas com formas complexas instáveis e frascos assimétricos dos setores de produtos alimentícios, de cuidados pessoais e domésticos, a Cermex ProSelex® mantém a estabilidade dos frascos ao longo de todo o processo de agrupamento, evitando quedas de frascos em qualquer etapa. Projetada tendo a proteção como prioridade, a Cermex ProSelex® continua a garantir que não haja qualquer perda de integridade do produto final. A fricção é reduzida, graças ao conceito de agrupamento do módulo, que limita o número de pontos de contato entre os pentes de agrupamento e os produtos.

Didier Saussereau, Portfolio Director for Packing Product Line da Sidel, resume: “Além da proliferação de SKUs, a diferenciação através de formas de frascos inovadoras é especialmente necessária para os clientes dos setores de produtos alimentícios, de cuidados pessoais e domésticos. Seus produtos inovadores transmitem a identidade da marca e, assim, precisam permanecer em perfeitas condições. Ao mesmo tempo, essas formas criativas também geram complexidade no transporte e manuseio. A nova geração da Cermex ProSelex® dá continuidade à reputação da Sidel de garantir a integridade dos produtos a cada etapa do processo. Choques e arranhões às embalagens são evitados com operações de manuseio suaves acionadas exclusivamente por servomotores, e um movimento de fluxo contínuo com mínima acumulação evita congestionamentos ou sobreposições. O sistema Cermex ProSelex® equilibra perfeitamente cuidado com o produto e eficiência, podendo realmente superar soluções tradicionais de agrupamento, como alimentação com rosca ou de canal.”

A Cermex ProSelex® será exibida pela primeira vez ao mundo na Interpack, a feira internacional de embalagem, em Düsseldorf, Alemanha, de 4 a 10 de maio de 2023. Os visitantes do estande da Sidel (estande B47, pavilhão 13) poderão ver uma demonstração ao vivo do sistema processando garrafas PET de forma complexa de um importante cliente internacional do setor de produtos de cuidados pessoais.