Adaptação às constantes mudanças das tendências do mercado: Sidel Group na Fispal 2018

Durante a Fispal Tecnologia 2018, a Sidel e a Gebo Cermex promoveram suas soluções de linha completa e apresentaram os mais recentes sistemas de alto desempenho destinados à indústria de bebidas e de produtos alimentícios, para casa e cuidados pessoais do mercado latino-americano.

De 26 a 29 de junho, a Fispal 2018 retornou ao São Paulo Expo num ambiente favorável, graças aos sinais de recuperação da indústria brasileira de bebidas sem álcool e a despeito da situação econômica atual do País. Nesta 34ª edição, a Fispal consolidou sua posição entre as maiores e mais completas feiras de negócios da indústria de alimentos e bebidas da América Latina, criando um ambiente exclusivo para que os mais de 440 expositores pudessem apresentar sua expertise e compartilhar informações sobre as mais recentes inovações, tendências e soluções para o setor de embalagens.

O volume de vendas de bebidas sem álcool registrou um pico durante a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, porém, desde então foi observada uma queda acentuada. A recuperação das vendas só se fez sentir recentemente. Em 2017, o Brasil enfrentou dificuldades nas esferas econômica e política. Com a crise como pano de fundo, os produtos alimentícios acondicionados tiveram um desempenho razoável, no entanto, durante esse mesmo período, as categorias snack (salgadinhos) e laticínios foram as mais afetadas.

Uma mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros e na capacidade de integrar seus produtos preferidos ao orçamento refletiu-se no mercado, que registrou sinais de recuperação em 2017. Os consumidores passaram a economizar e reduzir a frequência das compras. Ao mesmo tempo, procuraram embalagens de formato econômico, privilegiando packs maiores, com preço mais atrativo por unidade. Essa preferência pelo consumo em casa contribuiu para acelerar a recuperação do volume de vendas no varejo.

Garantia de eficiência da linha e menor custo total de propriedade

Na Fispal 2018, a Sidel deu destaque a seus mais de 165 anos de experiência. Ao promover sua expertise em soluções de linha completa, a empresa ressaltou os mais recentes lançamentos, como as novas soluções de rotulagem Sidel EvoDECO, disponíveis em equipamentos modulares com múltiplas tecnologias ou dedicados a só uma delas, tendo sido projetadas para proporcionar flexibilidade total e desempenho sem igual. Com isso, os produtores podem escolher sistemas conforme suas necessidades de rotulagem e nível de produção específicos, sem abrir mão de flexibilidade, eficiência e sustentabilidade.

Na Fispal deste ano, a Sidel também expôs a Super Combi. Com a integração de cinco etapas do processo de produção em um mesmo sistema – alimentador de preformas, sopro, rotulagem, enchimento/fechamento e alimentador de tampas – e a incorporação da inteligência do equipamento, a Super Combi é a solução ideal para maximizar a produção de água e refrigerantes (CSD), aumentar a eficiência da linha, e ainda reduzir o Custo Total de Propriedade (TCO, na sigla em inglês). Esse perfil interessou particularmente os fabricantes brasileiros que visitaram o estande do Sidel Group, já que o volume de vendas de bebidas sem álcool deverá registrar taxas de crescimento positivo a partir de 2018. Essa estimativa é amplamente sustentada pela recuperação tanto da economia brasileira como da confiança dos consumidores em geral.[1]

Durante a feira, a Sidel promoveu seu portfólio de produtos sensíveis, que inclui a Combi Predis™ Asséptica, solução exclusiva de sopro, enchimento e fechamento com esterilização seca de preformas aprovada pela agência americana Food and Drug Administration (FDA). Com a aprovação, a solução se tornou o primeiro equipamento de envase asséptico em PET com esterilização seca de preformas do mundo autorizado a fabricar e distribuir bebidas de baixa acidez nos EUA.

José Priante, vice-presidente de vendas para a América Latina da Sidel, explica: “No competitivo mercado atual, destacar-se na multidão é de vital importância para os produtores latino-americanos, por isso orientamos o foco para nossas novas realizações, como a Super Combi e as soluções de rotulagem EvoDECO. Hoje em dia, as prioridades são trocas de produto e formato mais rápidas, operações simples e processos otimizados nos quais o mesmo equipamento possa ser usado para diferentes produtos, aliando operabilidade homogênea e produção sustentável. Nossos equipamentos são capazes de atender a todas essas demandas do mercado.”

Maximização da flexibilidade e da segurança dos operadores sem abrir mão de dimensões compactas

Na Fispal 2018, a Gebo Cermex, líder mundial em soluções de engenharia de linha e manuseio de materiais, apresentou sua vasta gama de soluções de transporte e final de linha, adaptadas a mercados de alta e baixa velocidades de produção. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor o AQFlex®, solução revolucionária de manuseio de produtos capaz de acondicionar qualquer produto, em todos os materiais, formatos e formas de embalagem, cheia ou vazia, além de garantir transporte sem contato e fluxo contínuo da linha.

Denis Malterre, vice-presidente para a América Latina da Gebo Cermex, salientou o desempenho de linha de embalagem sem precedentes do AQFlex: “A solução é capaz de operar em qualquer velocidade, de 1.000 a 100.000 frascos por hora, além de proporcionar uma economia de energia de até 60%. Tudo isso sem comprometer a alta eficiência e garantindo a melhor relação acumulação/espaço do mercado. Seu design compacto proporciona até 40% de economia de espaço em comparação com as soluções tradicionais e, graças a suas dimensões compactas, o AQFlex se integra facilmente às linhas de produção existentes.”

Como a indústria de embalagens se encontra diante de tendências de consumo cada vez mais sofisticadas que apresentam diversos desafios para a produção e a distribuição de mercadorias, o desempenho de linha único oferecido pelo AQFlex representa um primeiro passo significativo rumo à criação da fábrica do futuro – um compromisso levado muito a sério pelo Sidel Group. O programa Agility 4.0™ da companhia está ajudando fabricantes e proprietários de marcas a passar da produção em massa à personalização em massa, e tirar proveito dos diversos benefícios da Indústria 4.0, além de potencializar a Eficiência Global do Equipamento (OEE, na sigla em inglês) e a sustentabilidade e minimizar o TCO.

Juntamente com o AQFlex, a Gebo Cermex expôs seu novo CoboAccess™_Pal, uma célula de paletização robusta que proporciona melhorias significativas das condições de trabalho. O CoboAccess_Pal aproveita as vantagens proporcionadas pelas soluções de robótica colaborativa em termos de compacidade, flexibilidade, eficiência de linha de produção e confiabilidade, integrando os mais altos padrões industriais e de segurança para atender perfeitamente às rigorosíssimas exigências dos ambientes de produção.

Como prova evidente da abordagem de 360° da empresa no quesito mecanização wrap-around, os visitantes que estiveram no estande do Sidel Group na Fispal também puderam conhecer melhor a WB46 da Gebo Cermex.  Essa encaixotadora wrap-around ocupa a liderança do mercado, oferecendo excelente desempenho em termos de flexibilidade, higiene e ergonomia, principalmente em razão de uma nova plataforma de automação, correias dentadas de poliuretano termoplástico e sistemas de desengate rápido para facilitar as trocas de formato. Além disso, graças a sua nova estação robotizada de carregamento dinâmico de produtos, a área ocupada pela máquina é significativamente menor, uma vez que dispensa o sistema de pré-agrupamento.

[1] Euromonitor International 2018